Gatronomia
Sopa
Caldo de grão
Ingredientes:
· 500 gr de grão
· 1 chouriço
· 400 gr de presunto
· 1 galinha
· 1 pé de porco
· 2 orelhas
· pimenta em grão e sal Põe-se o grão de molho de um dia para o outro, tira-se-lhe a pele e coze-se com as outras carnes, a pimenta e a água suficiente. Logo que esteja cozido cortam-se as carnes aos bocadinhos. Serve-se em tigelas de barro.
Bacalhau à Lagareiro
Ingredientes:
· Bacalhau
· Alho
· Azeite
Deita-se o bacalhau, em postas, de molho. No outro dia assa-se em brasas, em seguida põe-se o azeite numa caçarola com dentes de alho ao lume, quando estes estiverem louros deita-se o molho em cima do bacalhau numa travessa. Leva-se à mesa servido com batatas cozidas.
Cabrito assado
Ingredientes:
· 1,5 kg de cabrito
· 6 dentes de alho
· 1 folha de louro
· 1 colher de sopa de colorau
· 1 litro de vinho branco
· 1 cebola
· 3 colheres de sopa de azeite
· sal e pimenta q.b.
Arranje o cabrito e corte-o em pedaços. Tempere com sal, 4 dentes de alho picados, folha de louro, o colorau e o vinho. Deixe marinar por algumas horas. Depois pique a cebola e os dentes de alho restantes e refogue no azeite. Junte então o cabrito e a respectiva marinada e deixe cozer até apurar. Se achar necessário adicione um pouco de água. Rectifique os temperos e sirva bem quente com batatas cozidas.
Sobremesa
Arroz doce
Ingredientes:
· seis gemas de ovos
· uma chávena de chá de arroz
· 0,5 de água
· 1 litro de leite
· 400 gr. de açucar branco
· uma casca de limão
· 1 pau de canela
· 1 colher de café de sal mal cheia
· canela em pó, 3 colheres de manteiga
Numa caçarola põe-se a manteiga, a canela, limão, água, arroz, sal e coza. Depois deita-se o leite por cima a ferver e junta-se o açucar. À parte batem-se as gemas dos ovos e para não retalharem junta-se-lhe umas conchas de arroz por cima e mistura-se tudo. Depois verte-se na panela e vai ao lume sem ferver. Polvilha-se com canela e serve-se morno.
"Cabrito Assado com Arroz de Forno"
De tradição em Meijinhos é o carneiro, ou o cabrito assado e arroz no forno. A carne é posta em água e sal durante bastante tempo. Passa-se depois, já pela noite para a vinha de alhos (vinho, alho, sal, limão, louro e pimenta). Pela manhã prepara-se o forno e também um estrugido enquanto ele aquece. Um estrugido de verdade, com carne gorda de toucinho, colorau e pimenta. Com ele se tempera a carne disposta na assadeira para ir ao forno.À parte, faz-se uma calda também com carne gorda e bocados de galinha cozida. De seguida deita-se num alguidar apropriado de barro, a quantidade de arroz aí desejada, colocando por cima rodelas de cebola, salsa e um fio de azeite, para que o arroz fique bem solto. Por fim junta-se-lhe a calda feita e mete-se tudo no forno.
“Cozido à Portuguesa”
O cozido à portuguesa é um prato usado em qualquer época do ano, mas tem sempre lugar em festas de cerimónia.Este prato leva muita variedade de carne.Coloca-se uma panela com água a ferver e deita-se-lhe presunto, galinha, salpicão, chouriço, toucinho fresco e carne de vaca, tira-se da panela e parte-se. E por fim deitam-se-lhe as batatas. Serve-se acompanhado por arroz do forno.
“Os Rojões”
São também um prato de tradição. Quem por aqui passar, dificilmente lhe resistirá.Trata-se de um prato que abundava nas casas por ocasião da matança do porco, lá pelo Santo André “quando o porquinho faz qué, qué”. Dia de festa, esse, e de fartura para todos.Os rojões fazem-se com pedaços de carne previamente temperados em sal e alho. Tudo posto num tacho com um pouco de banha a alourar em lume brando. Tempo e paciência para esperar que as próprias batatinhas pequenas e com um pequeno golpe também cozam e fiquem aloiradas. É um prato a servir com arroz do forno.
“O Sarrabulho”
É um petisco feito a partir do sangue do porco cozido. Mais ou menos meio quilo, a que se junta uma colher de banha e um litro e meio de água, canela, limão, mais pedaços de pão de trigo (dos cantos), uma colher de mel e 200 gramas de açúcar. Depois da água estar a ferver, junta-se-lhe a canela em pau e casca de limão, o açúcar, a banha e o mel e os pedaços de pão até levantar fervura. Por fim o sangue cozido esmiuçado e deixa-se ferver uns minutos e já está.”
Basulaque
(Receita típica de Meinedo)É um prato feito com miúdos de carneiro e bucho, galinha caseira, presunto e salpicão.Num tacho faz-se um refogado com cebola e azeite, quando o estrugido está no ponto junta-se um pouco de vinho branco. De seguida junta-se-lhe as carnes e fica a refogar até tudo estar bem tenro e apurado.Antes de retirar do lume, acrescenta-se pimenta a gosto e hortelã.
“O Pão de Ló”
O pão de ló é uma deliciosa sobremesa, com nome bem firmado no tempo e melhor espalhado no espaço, é tão doce “como beijos de moça casadoira” diz-se por aqui. Não admira, veja-se como se prepara: “Tomam-se para aí 18 ovos, seis para bater inteiros e doze só com a gema.Batem-se durante uma hora com meio quilo de açúcar. Só então se lhe junta a farinha de trigo (meio quilo) e umas boas raspas de Limão. A forma deve ser de barro e coberta a papel cavalinho, antes de se lhe deitar a massa. Depois cobre-se tudo com a outra metade da forma e verifica-se a temperatura do forno, que deve ser exactamente aquele que é capaz de amarelecer sem queimar um bocado de papel cavalinho. E é nesse calor do forno que o pão coze em 45 minutos. Nada mais!”
“Os beijinhos de amor”
Batem-se 18 ovos, três inteiros e os outros em gema, juntamente com 300 gramas de açúcar e uma pitadinha de sal. E bate-se a sério, nunca menos de três quartos de hora! Depois disso, juntam-se-lhe as gemas e as raspadinhas de limão mais 275 gramas de farinha com fermento espalhado à mão e sem bater. Num tabuleiro enfarinhado, deita-se então a massa às colheres, separadas umas das outras e vai tudo ao forno, durante três a quatro minutos, num tacho à parte prepara-se açúcar em ponto. Depois de arrefecido para cobertura dos bolos! É assim, mas há quem diga que são necessários segredos de mão...
“Os Rosquilhos”
(Doces típicos de Meinedo)Uns são grandes, outros são pequenos e aparecem em todas as ocasiões de festa ou romaria.“São preparados com uma dúzia de ovos batidos com sal e raspas de limão, a que se junta 600 gramas de farinha com fermento, até que a massa fique endurecida e apta a ser esticada para enroscar à maneira de cada um. Vai então a um tabuleiro enfarinhado e daí ao forno bem quente durante vinte minutos. A cobertura é feita de açúcar em ponto, onde, quando o açúcar ainda está quente, se mergulham as roscas uma a uma até se molharem bem!”
“Sopa seca doce”
(Receita típica de Boim)
Receita tão famosa que até Maria de Lurdes Modesto a veio recolher ao concelho, para a mencionar no seu livro “Cozinha Regional”. “Toma-se uma galinha, 100 gramas de toucinho, 300 gramas de vaca sem gordura, um ramo de hortelã, 3 colheres de sopa de mel, açúcar, canela e 250 gramas de trigo de 1ª qualidade, um alguidar de barro vidrado, do tipo chapéu amachucado, e vamos à sua confecção.Levam-se as carnes a cozer em bastante água ligeiramente temperada com sal. Depois destas cozidas, coa-se a calda, juntando-lhe de seguida o ramo de hortelã, a canela e o açúcar a gosto, de modo a ficar bem doce. Polvilha-se com açúcar e canela o fundo do alguidar que vai ao forno e vão-se colocando as fatias bem encharcadas separadas entre si por açúcar e canela, devendo a última camada ser de açúcar. Cobre-se o alguidar com papel pardo e vai ao forno até ficar bem tostadinho.Depois é só saborear esta guloseima, de bom apetite.
Caldeirada à Pescador
Caldeirada à Pescador(300 Pessoas)
Ingredientes: • 170 Kg de peixe (eirós, choco, raia, tamboril)• 120 Kg de batatas• 15 Kg de cebolas• 15 Kg de tomates• 15 Kg de pimentos• Alhos• Salsa• Coentros• Pimentão• Louro• 4 L de polpa de tomate• Azeite• SalConfecção:Arranjar e salgar o peixe. O choco é cozido à parte com os mesmos temperos da caldeirada. Num tacho colocar água, batatas estaladas, cebolas cortadas às rodelas, tomate, alhos, coentros, salsa, pimento, pimentão, azeite e folha de louro. Deixar ferver. Em seguida junta o peixe, assim que o peixe tiver cozido juntar o choco.Esta caldeirada é conhecida em todo o País, até já foi confeccionada para programas televisivos.
Ensopado de Enguias
Ensopado de Enguias (4 pessoas)
Ingredientes: • 1 Kg de enguias grossas fatiadas• Pão frito• 3 Cebolas picadas• Tomate maduro q.b.• Polpa de tomate q.b.• 2 Dentes de alho• Coentros • Hortelã• Piripiri q.b.• 2 Colheres de sopa de banha• 1 Colher de sopa de azeite• SalConfecção:Num tacho junte a cebola, o tomate, a gordura, o alho e a polpa de tomate. Deixe alourar um pouco, em seguida acrescente as enguias fatiadas, o sal e o piripiri, juntando água q.b.. Deixe ferver durante dez minutos, rectifique os temperos e polvilhe com coentros picados. Acrescente a hortelã quando servir.
Queijadinhas à Montijo
Queijadinhas à Montijo
Ingredientes: • 1 Litro de leite• 25g de margarina• 800g de açúcar• 200g de farinha• 6 Ovos inteiros + 2 gemasConfecção:Pesar a farinha junto com o açúcar e colocar numa tigela. De seguida, colocar o leite ao lume, deixar ferver, juntar a margarina ao leite e dissolver. Verter o leite para a tigela, mexendo devagar. Deixar arrefecer um pouco. Em outra tigela coloque os seis ovos inteiros e as duas gemas. Misture ao preparado da farinha com o leite e mexa devagar. Unte formas pequenas de alumínio com margarina, encha-as com o preparado e leve ao forno a 250 º C. Se quiser, pode juntar essências e, assim, dar vários sabores às Queijadinhas à Montijo.
Aldeanos
Aldeanos
Ingredientes: • 170g de açúcar• 150g de farinha• 100g de amêndoa• 100g de gila• 15g de fermento• 100g de margarina• 6 OvosConfecção:Num recipiente amassa-se a margarina com o açúcar e os ovos. Depois mistura-se a gila, a amêndoa e a farinha com o fermento. As formas são polvilhadas com farinha e salpicadas com água. Vai a cozer com o forno a 120º entre 25 a 30 minutos.Receita gentilmente cedida por Zulmira Dourado Pastelaria “Searinha”.
Bolo de Milho
Bolo de Milho
Ingredientes: • 500g de farinha de milho• 150g de farinha de trigo com fermento• 3 Colheres de sopa de azeite• 100g de banha• 700g de açúcar amarelo• 2 Limões (raspa)• 40g de erva-doce moída• 40g de canela em pó• SalConfecção:Coloca-se a farinha de milho num alguidar, o azeite e a banha, escalda-se com um litro de água a ferver. Tapa-se e deixa-se descansar durante uma hora, depois junta-se os restantes ingredientes.Vai ao forno em formas untadas com banha.Se quiser que o bolo fique menos húmido, deite 1/2dl de água fria junto com a água a ferver.Decorar com amêndoas.
Chanfana (p/ 4 pessoas)
Ingredientes:
1 kg de carne de cabra, azeite, 2 cebolas, 1 raminho de hortelã, sal, pimenta, vinho branco, tomate, alho, 50g de toucinho, 3 folhas de louro.
Confecção:
Faz-se um refogado com o azeite, a cebola picada e o alho. Em seguida adiciona-se o toucinho cortado aos bocadinhos para alourar, bem como todos os outros ingredientes (à excepção do vinho). Só quando o refogado estiver submerso no próprio molho é que se coloca o vinho e deixa-se ferver.
Pão de Centeio
Ingredientes:
250 gr de centeio, 500 g de farinha de trigo, 2/1 xícara(s)(chá)de leite, 2 copo(s) de água morna(s), 1/2 colher(es) (sopa) de sal, 2 colher(es) (sopa) de manteiga, 1 colher óleo milho
1 Colher(es) (chá) de açúcar, 1 tablete(s) de fermento biológico fresco
Preparação:
Massa; Dissolva o fermento no leite morno junte o açúcar e deixe levedar por 20 minutos, adicione os demais ingredientes intercalando com a água morna até sentir, que a massa desgrude das mãos. Coloque a massa numa tigela e cubra com plástico, deixe crescer por uma 1 hora. Torne a sovar bem a massa (de preferência apenas com as palmas das mãos para a massa não grudar), divida-a em duas partes e coloque em duas assadeiras tipo pão de forma untada.
Deixe crescer até dobrar de volume, pincele com água fria e leve ao forno quente (pré-aquecido) por uma 1 hora aproximadamente.
BARRIGAS DE FREIRA
Ingredientes: . 250 grs de açúcar . 125 grs de miolo de pão duro . 6 gemas de ovo + metade das claras . amêndoas q.b.
Preparação:Faz-se uma calda de açúcar em ponto de fio. Quando estiver pronta, junta-se o miolo do pão ralado ou partido em pedacinhos muito miúdos, deixando ferver bem até engrossar.Deixa-se arrefecer antes de se juntarem as gemas, bem batidas e as claras até se obter um doce de ovos espesso, sem ser em demasia. Adicionam-se as amêndoas partidas em pedacinhos e deita-se em taças. Decoram-se também com amêndoas.
PAPOS DE ANJO
Igredientes: . 250 grs de açúcar . 12 gemas de ovo . 1 clara Preparação:Batem-se as gemas e a clara durante meia hora.Untam-se com manteiga pequenas formas que se enchem até ás três quartas partes da sua altura e vão cozer em banho Maria.Á parte , faz-se uma calda de açúcar em ponto fraco, e quando morna, deita-se sobre os bolos desenformados.No dia seguinte faz-se nova calda, que se deita sobre os bolos, tendo cuidado de não estar quente de mais para não os desmanchar.
QUEIJADAS DE PEREIRA
Ingredientes
para a massa: . 150 grs. de farinha . 20 grs. de manteiga . Água morna suficiente para amassar. Ingredientes para o recheio: . 2 queijos em massa . 6 gemas de ovo . Farinha sem fermento . 200 grs. de açúcar.
Preparação:
Liga-se esta mistura muito bem.Com a massa faz-se uma bola e estende-se com o rolo. Molda-se a massa com as mãos, dando-lhe a forma das queijadas, e enchem-se com o recheio. Depois vão a cozer em fogão de lenha.
TORTA DE OVOS
Ingredientes:
. 300 grs. de açúcar . 150 grs. de farinha . 2 ovos inteiros . 2 gemas . 7 claras . 1 limão
Preparação:
Batem-se os ovos e as gemas com açúcar e a raspa de limão. No fim juntam-se as claras batidas em castelo alternadas com farinha. Recheio: . 250 grs. de açúcar para fazer ponto Faz-se o açúcar em ponto e depois juntam-se as gemas.
Sem comentários:
Enviar um comentário