Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Receitas da Freguesia de Meijinhos

Receitas da Freguesia de Meijinhos

BOLO PODRE DE MEIJINHOS





Caldo de Castanhas


Ingredientes: água, castanhas picadas,
sal.
Preparação: demolham-se as castanhas. No dia seguinte lavam-se e cozem-se em água temperada com sal. Deixam-se cozer devidamente.


Caldo de
Farinha


Ingredientes: água,

nabiças, farinha, azeite, alho e sal.
Preparação: cozem-se as nabiças em bastante água temperada com sal, juntando um nabo. Quando estiverem cozidas, adiciona-se-lhes a farinha, um fio de azeite e alho. Deixa-se ferver e serve-se.


Sopa de Feijão



Põe-se o feijão a cozer já demolhado, com o osso da suâ, quando o feijão estiver cozido, retira-se e guarda-se na mesma água.
Deita-se batatas cortadas em pedaços pequenos, cenouras, deixa-se cozer e passa-se tudo, corta-se a couve troncha e junta-se as batatas, quando já estiverem quase cozidas.Deita-se o feijão cozido e tempera-se com sal e azeite e serve-se bem quente.



Roupa Velha



Roupa velha à moda de Meijinhos



As batatas, os ovos, as couves e o bacalháu, que sobrou da noite de Consoada.
Corta-se tudo em bocadinhos pequenos, põe-se numa frigideira com azeite e alho e deita-se os restos, corta-se pão de milho em bocadinhos pequenos e mistura-se tudo muito bem, deixa-se alourar tudo e por fim, mistura-se os ovos, polvilha-se com salsa picada, serve-se numa travessa.



Torresmos

Ingredientes: Carne de porco,

vinho branco, vinagre, limão, batatas, sal e pimenta.
Preparação: corta-se a carne de porco em pedaços médios que se deitam num pote. Regam-se com vinho branco, vinagre e limão. Temperam-se com sal e pimenta. Deixam-se cozinhar.Acompanham-se com batatas cozidas e salada de
alface.

Milhos


Ingredientes:

milho traçado, fumeiro caseiro, toucinho entremeado, costelas de porco, couve troncha, cebola, azeite e sal.
Preparação: faz-se um
refogado com a cebola, o azeite e a carne partida aos bocados. Adiciona-se água suficiente e quando ferver, juntam-se os milhos. Quando estiverem quase cozidos, acrescenta-se a couve.

Pratos de Peixe

Batatas Esmagadas

Ingredientes: Batatas, água, 1 cebola, pão, 2 postas de

bacalhau e sal.
Preparação: cozem-se as batatas em água temperada com sal. Depois de cozidas, escoa-se a água e esmagam-se. Acrescenta-se o
pão partido aos bocados.À parte, faz-se um refogado com a cebola, o bacalhau partido em bocados grandes e quando alourar a cebola, mistura-se tudo, deixando levantar fervura.Nota: Este prato é característico das sementeiras.

Trutas com Presunto

Ingredientes: Trutas, fatias de presunto,

óleo ou azeite, alho picado, salsa, louro, sal e vinagre.
Preparação: Lavam-se e amanham-se as trutas, deixando-se algum tempo em repouso, temperadas com sal. Fritam-se numa mistura de óleo e azeite à medida que vão ficando prontas, vão-se colocando às camadas numa travessa, separadas com fatias de presunto, alho picado, salsa e louro.Ao molho que ficou na
frigideira, adiciona-se o vinagre e com este molho regam-se as trutas.


Jaquinzinhos Fritos

Ingredientes:

Carapáuzinhos frescos, óleo, leite, farinha, limão, e sal.
Preparação: Depois de lavados e amanhados os
peixes demolham-se em leite, retiram-se e escorrem-se passando-os por farinha.Fritam-se até ficarem dourados e a crepitar. Escorrem-se do óleo e servem-se com rodelas de limão.


Bolas



Bola de Carne (com

ovos e leite)

Ingredientes: 0,5 kg de farinha, 3 ovos, 50 g

fermento de padeiro, 0, 5 dl de leite, azeite fervente - metade da quantidade de leite.
Preparação: Faz-se uma cova no meio da farinha onde se verte o azeite, mexendo-se com o
garfo. Mistura-se o leite morno e os ovos e amassa-se bem, despegando-se a massa das bordas do alguidar, com farinha.Deixa-se levedar durante 2 horas. Espalha-se metade da massa num tabuleiro untado com manteiga. Colocam-se pedaços de carne e tapa-se com a outra metade da massa, virando-se as dobras. Vai ao forno a cozer.


Bola de Presunto

Ingredientes: 400 g de massa de farinha de trigo, 100 g de banha de porco, 50 g de fermento, Sal adequado (a gosto).
Preparação: Misturar os ingredientes, atrás citados, juntar-lhes água, e amassar tudo. Estenda-se a massa de forma a constituir duas camadas distintas e separadas as quais levarão, no meio, o recheio do presunto.A toda a volta da bola, e com ajuda dos dedos, fazer uma dobra que funciona como fecho.Nota: Antes da bola entrar no forno, e com a ajuda de um garfo, deve picar-se a bola, em vários sítios e pincelá-las com uma camada de banha de porco.


Bola de Sardinha

Ingredientes: 1 kg de massa de pão, 12 ovos, 2,5 dl de azeite, 12 sardinhas, 2 cebolas grandes, sal e farinha.
Preparação: Misturam-se os ovos, o sal e o azeite com a massa, ligando-se tudo muito bem de modo a formar uma mistura homogénea e fluída. De seguida, vai-se acrescentando farinha pouco a pouco, e amassa-se até a massa ficar enxuta. Divide-se a massa em duas partes, à mão, formando um rectângulo e unta-se o tabuleiro com azeite.Numa frigideira com bastante azeite, loura-se a cebola cortada às rodelas; adicionam-se-lhes as sardinhas limpas e sem cabeças. Dispõem-se as sardinhas sobre a massa do tabuleiro; sobre elas espalham-se as rodelas de cebola e o azeite, tapam-se com a massa restante, dobrando-se sobre ela, as bordas da primeira camada de massa. Deixa-se repousar 2 horas e vai ao forno.

Sobremesas

Aletria

Ingredientes: 125 g de aletria, 250 g de açúcar, 4

gemas de ovos, limão, canela em pau e em pó.
Preparação: Coze-se a aletria e escoa-se. Coloca-se o açúcar e um pouco de água ao lume com um pau de canela e casca de limão, até ficar em ponto de pérola. Adiciona-se aletria e deixa-se ferver. Depois de arrefecer, juntam-se-lhe as gemas batidas, levando-se de novo ao lume. Retira-se à primeira fervura, deita-se numa travessa e decora-se com canela em pó.



Fatias Douradas de Pão Duro



Deita-se meio litro de leite, 3 ovos e bata-se tudo.
Corta-se o pão duro em fatias, passa-se na mistura do leito com ovos, e frita-se em oleo numa frigideira.Vão se virando para alourarem dos dois lados, retiram-se para cima de um papel de cozinha para absorver o exesso de oleo.Colocam-se numa travessa e pulvilham-se com canela


Bolo Podre

Ingredientes: 1 kg de farinha, 0,5 Litro de azeite, 6 ovos, 25 g de fermento de padeiro, uma pitada de sal.
Preparação: Deita-se a farinha num alguidar e faz-se uma cova no meio. Acrescenta-se o fermento com o sal e um pouco de água quente. Mexe-se até o fermento se desfazer e em seguida juntam-se os restantes ingredientes amassando-se com as mãos até fazer bolhas (durante 20 minutos). Polvilha-se com farinha e deixa-se levedar durante 2 horas. Estendem-se os pães e levam-se ao forno.

. Fumeiros



Chouriças de colada (moiras)



No dia da matação do porco, ao abrir este, o matador usa vinho para lavar a goela do porco, é o vinho é guardado.
No dia da desmancha do porco, todas as carnes com sangue e aparas, são cortadas muito miudinhas, depois faz-se o mesmo com cebola, alho, loureiro e sal, mistura-se tudo bem misturado e vai se juntar ao vinho guardado.
Acrescenta-se mais vinho se for necessário para envolver toda a mistura.
Cola-se num recipiente de barro de preferência , e deixa-se marinar por uns 3 ou 4 dias, mas têm de se mexer todos os dias esta mistura para que fique toda a carne com os mesmo temperos.
Depois destes dias todos na marinada, realiza-se então o encher das tripas, estas do porco ou de compra.
Depois de as tripas cheias, vai a secar na ramada da lareira por uns dias até ficarem bem secas, onde depois vão ser guardadas para o consumo.



.Salpicão



A carne do porco da matança, corta-se o lombo em pedaços , tempera-se com alho, sal , loureiro e um bom vinho tinto.
A carne deve ficar toda coberta de vinho, e posta em camadas alternadamente com o vinho, e deixa-se marinar durante 4 ou 5 dias.
Depois vai se realizar o enchimento nos tripos do porco da matação ou de compra.
Vai a secar na ramada da lareira até ficarem secos , e vão ser guardados para depois nas sementeiras para a merenda.

Semana Santa

Na semana santa, é por tradição, a partir de quinta feira à tarde, não se trabalhar, principalmente nas terras, ou seja fazer sementeiras etc etc.


Sem comentários:

Enviar um comentário