Sopa de Pedra - ReceitasCurioso/a para saber como se prepara este delicioso prato regional? Saiba a receita da Sopa de Pedra e como prepará-lo passo a passo. | |||||||
|
Freguesia de Meijinhos, Pertence ao Conselho de Lamego e Distrito de Viseu, com 2,74 km² de área e cerca de 115 habitantes Densidade: 38,0 hab/km². Distaciada a cerca de dez quilómetros de Lamego.É uma aldeia muito antiga, e referenciada nas Inquirições de D. Afonso III em 1258 como reguengo. Em Fevereiro,grande Festa de convivio. Festa em Honra do S.Brás, onde se tem sempre boa musica e porco assado para todos.VISITE.
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Gastronomia
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Noticias de Lamego
Lamego
O Bairro do Castelo prepara-se para mais uma edição da feira medieval, entre 8 a 10 de julho. Numa zona histórica cheia de tradição, há muros que contam histórias, gente que não abandona o “seu” castelo e continua fiel a uma zona onde ainda se sente a presença da história de Portugal.
Vila Real
Obras do Túnel do Marão paradas
As obras do Túnel do Marão pararam completamente hoje e vão estar suspensas nos próximos 90 dias por falta de dinheiro.
Lamego/Desporto
Um árbitro da Associação de Futebol de Viseu (AFV), dois dirigentes do Sporting de Lamego e o próprio clube foram condenados pelo Tribunal de Viseu a penas de multa, pelo crime de corrupção ativa.
Lamego
terça-feira, 28 de junho de 2011
Angélico Vieira morreu, avança a TVI
Angélico Vieira morreu, avança a TVI. O cantor não sobreviveu ao trágico acidente na A1, junto à saída de Estarreja, ocorrido na madrugada de sábado, quando seguia ao volante de um BMW e rebentou um pneu em andamento.
O actor e cantor, ex D´ZRT, de 28 anos, sofreu um traumatismo crânio-encefálico grave e foi submetido a uma cirurgia que durou mais de cinco horas e esteve ligado a um sistema de suporte de vida, em coma induzido.
Apesar dos esforços das equipas médicas, as lesões eram demasiado graves e Angélico acabou por não resistir.
Familiares, amigos e fãs estão inconsoláveis com a morte do actor de «Morangos com Açúcar». Na segunda-feira, à noite, familiares, amigos e fãs do cantor concentraram-se à porta do hospital, no Porto, numa vigília que arrancou às 21:00.
A iniciativa partiu da agente de Angélico, Cristina Paiva, que apelou a que todos os participantes levassem uma vela «para fazer uma corrente de luz durante meia hora».
Outro dos passageiros que seguia no BMW conduzido por Angélico morreu após ser projectado do veículo e ter sido atropelado por um automóvel que vinha mais atrás.
Certidão de óbito de Angélico Vieira ao início da noite
O Hospital de Santo António deverá confirmar ao início da noite desta terça-feira o óbito do músico e cantor Angélico Vieira, vítima de um violento acidente de viação na madrugada do passado sábado.
Ao princípio da tarde, a equipa médica que acompanhou o actor nos últimos dias declarou morte cerebral a Angélico Vieira, de 28 anos, após verificar que tinha deixado de respirar espontaneamente.
“De manhã Angélico Vieira estava estável, mas os sinais vitais começaram a desaparecer”, disse esta tarde fonte hospitalar, sem adiantar mais pormenores. Uma outra fonte garantia que o actor permanecia ligado ao ventilador e que ia ser sujeito a um derradeiro teste antes de o hospital confirmar o óbito.
Muitos fãs do actor continuam concentrados junto à entrada principal do Hospital de Santo António, na Baixa do Porto, e muitos acreditam que ainda possa ocorrer “um milagre”. Para além dos familiares mais próximos, têm passado pelo Santo António amigos pessoais do ex-vocalista dos D’ ZRT.
Esta tarde, Edmundo Vieira, que fez parte da banda, esteve no hospital onde Angélico se encontra internado na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente desde sábado, na sequência de um grave acidente de viação na A1.
Na viatura, conduzida pelo músico, que se despistou na sequência do rebentamento de um pneu, seguiam também Hélio Danilson Filipe, 25 anos, que teve morte imediata, e cujo funeral foi hoje, e Arminda Leite, 17 anos, que ficou ferida com gravidade e que permanece internada com prognóstico reservado.
O quarto ocupante da viatura, Hugo Mendonça Pinto, o único que na altura do acidente seguia com o cinto de segurança colocado, sofreu ferimentos ligeiros.
CONSELHOS & TRUQUES
ALHO:
AMÊNDOAS:
BACALHAU:
BACALHAU DESFIADO:
BANHO-MARIA:
CEBOLA:
CHEIROS EM GERAL:
CLARAS EM CASTELO:
CONGELAR (NUNCA DEVE):
DESCONGELAR PRODUTOS:
FRITOS:
LEITE:
LEGUMES VERDINHOS:
MAIONESE:
MORANGOS:
PANAR (truque):
SALSA:
VEGETAIS:
A cozedura...
|
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Noticias do Norte de portugal
A Brisa Inovação e Tecnologia ganhou a adjudicação do sistema de cobrança de portagens, em regime de «free-flow», na Auto-estrada Transmontana.
A obra, orçada em 1,1 milhões de euros, envolve a colocação de pórticos no nó de Bragança (já no próximo mês de Julho) e no de Vila Real (para o ano). Por definir está se o resto da concessão, atribuída à Auto-estradas XXI, liderada pela Soares da Costa, será, ou não, portajada.
«A implementação do sistema de «free-flow» de cobrança de portagens é uma oportunidade para a expansão da actividade da BIT no fornecimento de soluções avançadas para a exploração de infra-estruturas rodoviárias em Portugal», refere a Brisa.
Lamego acolhe prova nacional de espumantes para formadores de hotelaria | 27 Jun. 11 |
A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro (EHTDouro), em Lamego, acolheu o evento Short Training em Espumante e Vinho do Porto – Port Spirit &Bubbles, uma iniciativa direccionada aos formadores da área técnica Restaurante/Bar das escolas de hotelaria e turismo de Portugal (Mirandela, Coimbra, Estoril, Lisboa e Algarve). No âmbito desta temática, na qual participaram diversas entidades regionais, foram desenvolvidas provas de Espumante, nas Caves da Murganheira, organizadas pela Confraria Nacional do Espumante. Francisco Lopes, Presidente da autarquia lamecense, também marcou presença neste encontro, durante o qual foram provados catorze tipos de Espumante Branco Bruto da Murganheira, a única marca nacional com uma gama tão variada, e de vinhos do Porto em diversas harmonizações, a cargo do IVDP, na sala de análise sensorial da EHTDouro. Com a missão de enriquecer e dar cumprimento ao programa, também foram efectuadas visitas guiadas às Caves da Murganheira, Quinta do Seixo e Quinta do Portal, passando pelo Vintage House Hotel, unidade hoteleira onde foi degustado um Porto Tónico. O Short Training em Espumante e Vinho do Porto encerrou com a realização de um Jantar Vínico, no Museu do Douro. Esta iniciativa demonstrou, mais uma vez, a importância da divulgação e conhecimento do potencial dos produtos endógenos, aliados à singularidade paisagística, como forma de promoção, desenvolvimento e sustentabilidade do país e da região. |
domingo, 26 de junho de 2011
Anedotas para descontrair
****** Anedota Premiada ****** Um avião sofre uma pane e o piloto é obrigado a fazer uma aterragem de |
"A Culpa é da Salada"
Depois de muito andarem, chegam a uma terra que tem uma só pensão. O recepcionista diz-lhes que não tem quartos vagos, mas que em consideração pela condição deles e ainda por cima em noite de núpcias, a única coisa que lhes pode arranjar é ceder-lhes a cama de cima do beliche onde ele mesmo dorme.
Os noivos pensam, pensam e acabam por aceitar visto estarem muito cansados para seguir viagem.
Vão para o quarto e como não queriam deixar de fazer amor na sua 1ª noite de casados combinam uma forma de o empregado de balcão não perceber o que eles estão a fazer.
Diz então a noiva: - Olha, quando quiseres preliminares dizes cebolas, quando quiseres beijinhos dizes tomates, quando quiseres sexo dizes alface.
- OK! - diz o noivo, e deitam-se.
Passado um bocado, já o balconista está deitado, acorda com os noivos a falarem por cima dele:
- Alface... cebolas ... tomates ....cebolas.... tomates.... Alface....
Alface....
No dia seguinte, muito animados, quando acordam vão ter com o homem para lhe pagarem a estadia e lhe agradecerem a amabilidade e perguntam-lhe:
- Então, o senhor teve uma boa noite?
- Tive sim senhor. E os senhores?
- Haaa, a nossa foi maravilhosa....Não o incomodamos pois não?
- Não, não. Eu queria era só dizer-lhes uma coisa: Que os senhores gostem muito de saladas ainda vá, mas que me atirem a maionese para cima é que não!
"Lei no Céu"
Um branco e um negro morrem e vão para o céu.
O branco vira-se para o negro e diz:
-Olha no céu só podem entrar os brancos. Terás que inventar qualquer desculpa ou dizeres o nome de uma pessoa muito importante, pode ser que te deixem entrar. Quando chegaram ao céu S. Pedro deixa entrar o branco e vira-se para o negro e diz:
-Olha lá! quem és tu? E o preto responde:
- Eu sou o Leonardo Di Caprio.
S. Pedro vira-se para o anjo e diz:
- Então mas a final, o Titanic afundou-se ou incendiou-se?
"No Confessionário"
A mãe pede ao filhinho que vá a casa da vizinha buscar o bendito peru.
A criança entra em casa da senhora e quando já tem o perú nas mãos batem à porta (é o amante da vizinha) e a mesma pede ao menino que se esconda dentro do roupeiro.
Está a senhora na cama com o amante, quando entra em casa o marido que se tinha esquecido duns papeis importantes.
A senhora apressa-se a enfiar dentro do roupeiro o amante.
O marido vai ao quarto buscar o que lhe faltava e pergunta à mulher o que é que ela está a fazer de roupão.
Enquanto esta lhe tenta dar uma explicação começa a criança:
- Eu tenho um perú!
-Amante: Chiuu...está calado!
-Criança: Eu tenho um perú!
-Amante: Já te disse, está calado! Dá cá o perú!
-Criança: Se me der 1 conto...
-Amante: Toma lá um conto, dá cá o perú...
-Criança: Eu tinha um perú!
-Amante: Mau...toma lá o perú e está calado!
-Criança: Eu tenho um perú!
-Amante: Ai, ai, ai,ai,ai... dá cá o perú...
-Criança: Se me der 5 contos...
E a história continuou até ao marido se ir embora de casa sem se aperceber de nada...
Assim que o marido saiu, a senhora tirou o amante do armário, acabou o
servicinho e mandou o menino embora.
Quando chegou a casa a mãe vê a dinheirama que ele trazia na mão!
- Ó filho que dinheiro é esse que trazes aí? Roubaste-o?!
- Não mãezinha - e contou à mãe o que assistiu em casa da vizinha...
- Ai meu Deus, a vizinha tão boazinha e tu a inventares uma história dessas!
- É verdade mãezinha...
A mãe sem acreditar e pensando que o filho roubou a vizinha, manda o filho à igreja confessar-se.
A criança muito triste, lá vai à igreja. Quando entra no confessionário diz ao padre:
- Padre, eu tinha um perú...
Interrompe-o logo o Sr. Padre: - Bolas outra vez a mesma conversa do perú?!
- Toma lá dez contos e desampara-me a loja!
"Bom Observador"
Um homem morre e vai para o céu. Quando chega lá vê todas as pessoas nuas e com a mesma idade. De repente ele vê Adão e Eva. Como é que ele sabe que é Adão e Eva?
- Porque ambos não têm umbigo.
"Dúvida de Elefante"
O que é que um elefante diz quando vê um homem nu? Como é que ele consegue levar a comida à boca.
sábado, 25 de junho de 2011
Sugestão Para Este Fim de Semana
Bacalhau à Zé do Pipo
Ingredientes:
Duração: 60 Minutos
Dificuldade: Média
4 postas de bacalhau
4 cebolas
1 colher de sopa de manteiga magra
1 colher de sopa de azeite
7,5 dl de leite
Sal q.b.
Pimenta moída no momento
Louro
Puré de batata
3dl de mayonnaise sem ovo da DIESE
Salsa picada
Azeitonas
Confecção:
1. Demolhe o bacalhau de um dia para o outro e coza-o em leite
2. Corte as cebolas em fatias e salteie na manteiga com azeite. Tempere com sal, pimenta e louro; junte um pouco do leite onde cozeu o bacalhau.
Coloque o bacalhau cozido num pyrex e verta o molho de cebola com leite por cima.
3. À volta do pyrex faça um muro de puré de batata com a ajuda de um saco de pasteleiro.
No meio, cubra o bacalhau com mayonnaise sem ovo da diese.
Leve ao forno a gratinar e sirva polvilhado com salsa e enfeitado com azeitonas.
Ingredientes:
Para 2-4 pessoas
- 6 boas vieiras
- 6-8 camarões grandes descascados
- farinha para polvilhar
- 2-3 colheres de sopa de azeite
- 1 dente de alho finamente picado
- 1 colher de sopa de manjericão fresco picado
- 2-3 colheres de sopa de sumo de limão
- sal
- pimenta preta de moinho
Confecção:
Passe as vieiras por água fria corrente para retirar qualquer areia ou impureza.
Enxugue bem com papel de cozinha e corte-as ao meio na horizontal.
Tempere as vieiras e os camarões com sal e pimenta e polvilhe com farinha.
Sacuda o excesso.
Aqueça o azeite numa frigideira larga, sobre lume forte e introduza os mariscos.
Reduza o calor para médio e salteie 2 minutos, virando-os.
Adicione alho e o manjericão, distribuindo bem.
Deixe cozer mais 2 minutos ou até as vieiras estarem bem douradas e firmes.
Regue com o sumo de limão e misture.
Variação:
Para enriquecer o molho: transfira os mariscos para um prato aquecido.
Deite 4 colheres de sopa de vinho branco na frigideira e deixe reduzir para metade.
Adicione 1 colher de sopa de manteiga, agitando a frigideira para o molho espessar.
Deite sobre os mariscos e sirva.
Ingredientes:
Confecção: Aqueça o leite com 2 colheres de sopa de açúcar sobre lume brando, mexendo sempre, até o açúcar derreter e o leite atingir 37ºC. |
Leite Creme
Ingredientes :
- 250 gr de açúcar ;
- 18 gemas de ovo ;
- 1 lt de leite ;
- 1 colher ( sobremesa ) de farinha de trigo.
Confecção :
Junte as 18 gemas de ovo, o açúcar , a farinha de trigo e misture muito bem.
Depois junte o litro de leite a ferver, mexendo muito bem.
Passe tudo por um passador e leve ao lume a engrossar. Ponha numa travessa ou em formas individuais e, depois de frio, cubra de açúcar caramelizado ( ou polvilhe com açúcar e queime-o com um ferro em brasa ).
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Notícias da Autarquia de Lamego
Através de um "Acordo de Cooperação" entre a Câmara Municipal de Lamego e a Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas foi criado este Gabinete de Apoio ao Emigrante
O que é?
É um gabinete que presta um serviço gratuito de apoio ao emigrante, dirigido, sobretudo ao emigrante: reformado(a), invalido(a); jovem que concorre ao Ensino Superior; entre outros.
Objectivos:
- Informar os emigrantes sobre os seus direitos.
- Cooperar na preparação da saída para o estrangeiro de portugueses que desejem emigrar, prestando-lhes a informação e o apoio adequados.
- Prestar apoio aos portugueses residentes no estrangeiro e seus familiares regressados temporária ou definitivamente a Portugal e facilitar o seu contacto com outros serviços.
Local de Funcionamento:
Câmara Municipal de Lamego
Rua Padre Alfredo Pinto Teixeira
5100- 150 Lamego
Tel. 254 609 600 Fax: 254 609 601
e-mail: gab.apoio.emigrante@cm-lamego.pt
Horário:
Às Terças-feiras
MANHÃ: 9H00 ÀS 12H30
TARDE: 14H00 ÀS 17H30
Marcação Antecipada
A equipa Imaginativos, da Escola B1 de Lamego nº1, sob a orientação da professora Maria de Lourdes Pinto, obteve o primeiro lugar na categoria 3º e 4º anos (formato áudio) da 2ª Edição do Concurso Conta-nos uma História – Podcast na Educação. Esta iniciativa foi promovida pelo Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Microsoft.
Cada jovem aluno teve direito à entrega de um certificado de participação pela mão de Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, que deu os parabéns aos vencedores e enalteceu o mérito e o talento do trabalho desenvolvido por estas crianças que culminou com este reconhecimento nacional. Este acto decorreu durante a festa de encerramento do ano lectivo 2010/11 da Escola B1 nº1 que contou com a presença de todos os alunos, professores e funcionários, para além do director do Agrupamento Vertical de Escolas de Lamego, Carlos Rei.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Festa do Corpo de Deus
Teria chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo. Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60° dia após a Páscoa e forçosamente uma Quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de Quinta-feira Santa.
Em 1311 e em 1317 foi novamente recomendada pelo Concílio de Vienne (França) e pelo Papa João XXII, respectivamente. Nos primeiros séculos, a Eucaristia era adorada publicamente, mas só durante o tempo da missa e da comunhão. A conservação da hóstia consagrada fora prevista, originalmente, para levar a comunhão aos doentes e ausentes.
Só durante a Idade Média se regista, no Ocidente, um culto dirigido mais deliberadamente à presença eucarística, dando maior relevo à adoração. No século XII é introduzido um novo rito na celebração da Missa: a elevação da hóstia consagrada, no momento da consagração. No século XIII, a adoração da hóstia desenvolve-se fora da missa e aumenta a afluência popular à procissão do Santíssimo Sacramento. A procissão do Corpo e Sangue de Cristo é, neste contexto, a última da série, mas com o passar dos anos tornou-se a mais importante.
Do desejo primitivo de "ver a hóstia" passou-se para uma festa da realeza de Cristo, na "Chirstianitas" medieval, em que a presença do Senhor bendiz a cidade e os homens.
A "comemoração mais célebre e solene do Sacramento memorial da Missa" (Urbano IV) recebeu várias denominações ao longo dos séculos: festa do Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo; festa da Eucaristia; festa do Corpo de Cristo. Hoje denomina-se solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, tendo desaparecido a festa litúrgica do "Preciosíssimo Sangue", a 1 de Julho.
A procissão com o Santíssimo Sacramento é recomendada pelo Código de Direito Canónico, no qual se refere que "onde, a juízo do Bispo diocesano, for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo" (cân 944, §1).