|
A receita da Sopa de Pedra de Almeirim: Disponibilizamos nesta página, em baixo, 2 receitas diferentes, apesar dos ingredientes e modo de preparação serem semelhantes. Confira a receita a seguir e depois as outras duas.
Clique AQUI para fazer download da receita oficial do livro da confraria gastronómica de Almeirim, que poderá imprimir para adicionar ao seu livro de receitas. Em breve terá disponível no link GASTRONOMIA muitas outras receitas, no mesmo formato, que poderá utilizar para o mesmo fim.
RECEITA I - Sopa de Pedra Ingredientes (Para 8 a 10 pessoas) 1 litro de feijão encarnado ; 1 orelha de porco ; 1 chouriço negro (de sangue da região) ; 1 chouriço de carne ; 150 g de toucinho entremeado ; 750 g de batatas ; 2 cebolas ; 2 dentes de alho ; 1 folha de louro ; 1 molho de coentros ; sal e pimenta
Preparação Se o feijão fôr do ano, não necessita ser demolhado. Se for duro, põe-se de molho durante algumas horas. Escalda-se e raspa-se a orelha de porco. Leva-se o feijão a cozer em bastante água juntamente com a orelha, os chouriços, o toucinho, as cebolas, os alhos e o louro. Tempera-se com sal e pimenta. Se for necessário juntar mais água, deve ser sempre a ferver. Quando a carne estiver cozida, retira-se e introduzem-se na panela as batatas cortadas aos quadradinhos e os coentros picados. Deixa-se cozer a batata. Assim que se retirar a panela do lume, introduzem-se as carnes previamente cortadas aos bocadinhos e uma pedra bem lavada, que deve ir na terrina. Acompanhe com: Encosta do Cedro '98 - DOC Ribatejo
Esta receita foi especialmente cedida por José Manuel Toucinho, proprietário do célebre restaurante Toucinho de Almeirim.
RECEITA II - Sopa de Pedra
Ingredientes 2,5 l de água 1 kg de feijão vermelho 1 orelha de porco 1 chouriço de carne 1 chouriço de sangue (morcela) 200g de toucinho 2 cebolas 2 dentes de alho 700g de batatas 1 molho de coentros Sal, louro e pimenta a gosto
Preparação Ponha o feijão a demolhar de um dia para o outro. De véspera, escalde e raspe a orelha de porco de modo a ficar bem limpa. No próprio dia, leve o feijão a cozer em água, juntamente com a orelha, os enchidos, o toucinho, as cebolas, os dentes de alho e o louro. Tempere de sal e pimenta. Junte mais água, se for necessário. Quando as carnes e os enchidos estiverem cozidos, tire-os do lume e corte-os em bocados. Junte, então, à panela as batatas, cortadas em cubinhos e os coentros bem picados. Deixe ferver lentamente até a batata estar cozida. Tire a panela do lume e introduza as carnes previamente cortadas. No fundo da terrina onde vai servir a sopa coloque uma pedra bem lavada.
A Lenda da Sopa da Pedra..Tal como quase todos os costumes, tradições e também gastronomia regional, a Sopa da Pedra tem uma lenda associada.... |
Um frade andava no peditório. Chegou à porta de um lavrador, não lhe quiseram aí dar esmola. O frade estava a cair com fome, e disse: - Vou ver se faço um caldinho de pedra! E pegou numa pedra do chão, sacudiu-lhe a terra e pôs-se a olhar para ela, para ver se era boa para fazer um caldo. A gente da casa pôs-se a rir do frade e daquela lembrança. Perguntou o frade : - Então nunca comeram caldo de pedra? Só lhes digo que é uma coisa boa. Responderam-lhe : - Sempre queremos ver isso! Foi o que o frade quis ouvir. Depois de ter lavado a pedra, pediu : - Se me emprestassem aí um pucarinho. Deram-lhe uma panela de barro. Ele encheu-a de água e deitou-lhe a pedra dentro. - Agora, se me deixassem estar a panelinha aí ao pé das brasas. Deixaram. Assim que a panela começou a chiar, tornou ele : - Com um bocadinho de unto, é que o caldo ficava um primor! Foram-lhe buscar um pedaço de unto. Ferveu, ferveu, e a gente da casa pasmada pelo que via. Dizia o frade, provando o caldo : - Está um bocadinho insosso. Bem precisava de uma pedrinha de sal. Também lhe deram o sal. Temperou, provou e afirmou : - Agora é que, com uns olhinhos de couve o caldo ficava que até os anjos o comeriam! A dona da casa foi à horta e trouxe-lhe duas couves tenras. O frade limpou-as e ripou-as com os dedos, deitando as folhas na panela. Quando os olhos já estavam aferventados, disse o frade : - Ai, um naquinho de chouriço é que lhe dava uma graça. Trouxeram-lhe um pedaço de chouriço. Ele botou-o à panela e, enquanto se cozia, tirou do alforje pão e arranjou-se para comer com vagar. O caldo cheirava que era uma regalo. Comeu e lambeu o beiço. Depois de despejada a panela, ficou a pedra no fundo. A gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou: - Ó senhor frade, então a pedra? Respondeu o frade : - A pedra lavo-a e levo-a comigo para outra vez. CoscorõesDeitar a farinha com o fermento num alguidar, fazer um buraco ao meio, tipo vulcão, e colocar os ovos, as gemas, a raspa e o sumo de laranja, o vinho branco, sal e amassar .... | Ingredientes:
1kg farinha de trigo 3 ovos 3 gemas 300gr margarina derretida 3 dl. vinho branco raspa e sumo de 1 laranja 2c. chá fermento em pó sal q.b.
Preparação:
Deitar a farinha com o fermento num alguidar, fazer um buraco ao meio, tipo vulcão, e colocar os ovos, as gemas, a raspa e o sumo de laranja, o vinho branco, sal e amassar bem juntando a pouco e pouco a margarina derretida.
Depois de bem amassada, bater a massa na pedra mármore até ganhar liga.
Deixa-se descansar 20 minutos tapada com um pano de cozinha.
Retirar as porções de massa que se estendem com a ajuda de um rolo até ficar fininha, e com um corta massas para coscorões, cortar rectângulos que por sua vez se golpeiam ao meio.
Depois de estendidas, fritar em óleo bem quente dum lado e do outro e por fim polvilhar com açucar e canela.
Massa à BarrãoRefogar em azeite e alho picado, a cebola ás rodelas e a folha de louro e pimentos em tiras. Refrescar com vinho branco, adicionar o tomate ás rodelas | Ingredientes: 700gr de bacalhau 200 gr de batatas 400 gr de macarrão 2 tomates 1 pimento 3 dentes de alho 1 folha de louro pimenta q.b. 1 ramo de salsa sal q.b. 1 dl. azeite 1 dl. vinho branco piri-piri q.b.
Preparação:
Refogar em azeite e alho picado, a cebola ás rodelas e a folha de louro e pimentos em tiras. Refrescar com vinho branco, adicionar o tomate ás rodelas, um ramo de salsa e um pouco de água.
Envolver tudo.
Temperar com sal, pimenta e piri-piri.
Acrescentar o bacalhau demolhado e cortado em quadrados e em seguida adicionar as batatas ás rodelas para estufar.
Por fim, quando faltarem 10 minutos para terminar a confecção, colocar o macarrão e verificar o paladar.
Decorar com um ramo de salsa. |
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário