Av. Visconde Guedes Teixeira
Este espaço ao longo do tempo sofreu inúmeras alterações, com a cobertura do rio Coura, em 1922 a Avenida ganhou novas proporções. As maiores obras tiveram início em 1931, cortando-se as palmeiras e japoneiras existentes, sendo substituídas por tílias (que ainda perduram), executou-se nesse ano o lago existente. Desde essa data, têm-se verificado várias opções de cobertura vegetal, nos últimos anos a escolha tem sido a utilização de plantas anuais, permanecendo o espaço com mais colorido.
Em 2007, os canteiros ganharam uma forma abaulada com a colocação de terra, estando a cobertura vegetal constituída com relva e plantas anuais.
Jardim do Campo
Em 1830 construiu-se no Campo (assim na época designado), uma fonte e logo de seguida o terreiro viu-se plantado de árvores. O Visconde Guedes Teixeira imaginou um jardim fronteiro aos Paços do Concelho e daí a algum tempo o “Campo Tablado” (no mesmo local no tempo do godos, havia o costume de festejar com um jogo chamado “bordear” ou “lançar a tablado”), passou a “Passeio Público”.
Em 1908 foi resolvido o ajardinamento do largo, sofrendo uma remodelação em 1936, ficando com a actual configuração em 1967.
Parque Isidoro Guedes
Este parque foi construído na cerca do extinto convento dos Gracianos, após o decreto de 1834, retirou aos frades os seus conventos passando estes para o estado. A “Alameda” (assim designada), foi arborizada com novas plantas em 1928, em 1965 recebeu diversas beneficiações
Após essas melhorias o parque manteve-se ao longo de vários anos praticamente inalterado, a sua degradação tornou-se cada vez mais notória, consequentemente tornou-se um local pouco frequentado, até que em 1999 o parque sofre uma profunda remodelação, adquirindo novos caminhos pedonais, novo mobiliário urbano, café e um parque infantil (totalmente remodelado em 2006). Actualmente é um dos locais mais aprazíveis da cidade de Lamego.
Sem comentários:
Enviar um comentário