Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween: Dia de Bruxas, do consumismo e das loucuras


O Halloween celebra-se hoje, a 31 de outubro. Conheça as origens do Dia de Bruxas, que ganha cada vez mais adeptos em Portugal e noutros países do. Nos EUA, o Halloween proporciona verdadeiros espetáculos ao domicílio...

O Halloween tem tradição nos países anglo-saxónicos, sobretudo nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda, e tem origem em povos antigos, sendo que não existe informação sobre a data em que se começou a celebrar.

Em termos etimológicos, pensa-se que o termo ‘Haloween’ resulta do facto de se festejar na noite sagrada (“hallow evening”, em Inglês), a partir do pôr do sol, entre 31 de outubro e 1 de novembro. Nos países de língua oficial portuguesa, não se utiliza o termo “Haloween”, mas “Noite de Bruxas”.

Mas há mais teorias sobre o termo: a Igreja Católica tentou eliminar a festa pagã do Samhain, colocando algumas limitações à véspera do Dia de Todos os Santos. E assim este dia, nos países de língua inglesa, foi chamado de “All Hallows' Eve”.

Ao longo dos anos, Halloween foi adquirindo um caráter recreativo e propagou-se a outros países, entre os quais Portugal. A noite das bruxas passou também a ser usada como trunfo para incentivar ao consumismo e é tema de festas em discotecas, ao mesmo tempo que provoca uma verdadeira corrida aos doces.

No entanto, nos Estados Unidos há verdadeiras loucuras: espetáculos luminosos e sonoros que mantém viva esta tradição secular, que ganha adeptos em Portugal. Há quem considere este festejo um perfeito disparate, a celebração de uma festa pagã sem sentido...

Há quem se inspire no Halloween para criar, em todas as artes. Há quem ignore, quem siga religiosamente. E há quem a respeite, mais do que religiosamente...

Plantas que protegem a nossa saúde

Vivem na terra, na água, ou até nos desertos, estão por todo o lado e são (quase) milagrosas. Revelamos-lhe 10 boas maneiras de fortalecer o organismo com plantas que promovem saúde.

Cipreste
O aliado contra os Herpes
Símbolo de conforto e consolo para a vida após a morte. Há muito que é reputado pelos benefícios que apresenta na pele e no tratamento de problemas circulatórios. Recentemente descobriu-se que, afinal, também é antiviral, aliviando tosses ou congestão pulmonar.
Porque funciona? O seu efeito antiviral é reconhecido sobretudo, no combate ao vírus do herpes. Funciona porque contém princípios ativos que atuam como antitússicos e descongestionantes, e ainda, por possuir na sua composição, taninos, uma substância de origem vegetal que inibe o ‘ataque’ dos micro-organismos.
Forma de tomar: Em caso de gripe, ou herpes, o ideal será optar por extratos de plantas estandardizadas – EPS (seleção de extratos que oferece uma garantia excecional de pureza, vigor e qualidade) - solicite uma mistura de 2/3 deste extrato de cipreste + 1/3 de extratos de equinácea, de forma a tomar com duas colheres de chá num copo de água, pela manhã, durante 10 dias por mês. Se estiver realmente a sentir-se em baixo, beba o preparado de manhã e à noite.
No cuidado da pele poderá recorrer ao óleo essencial de cipreste, pois é hidratante, calmante e relaxante. Mas atenção: Como qualquer óleo essencial, deverá primeiro ser diluído num óleo base antes de ser aplicado ou em banhos aromáticos. Os óleos essenciais não podem ser usados diretamente na pele.
Precauções: Contraindicado para grávidas.

Curcuma (Açafrão-da-terra)
O ‘corante’ protetor
A índia detém cerca de 50% da sua produção mundial. Da família do gengibre, o pó desta planta é extraído da sua raiz seca e moída. Os extratos de curcuma, anti-inflamatórios e antioxidantes, têm sido largamente utilizados na medicina Ayuvérdica, sobretudo a título preventivo em situações de tosse, sinusite, reumático ou ferimentos, uma vez que é um ótimo cicatrizante. É igualmente utilizada como condimento (ou corante de cor amarela) na culinária, uma vez que o açafrão-da-terra é um dos componentes do caril.
Porque funciona? Os seus extratos protegem os nossos tecidos graças à ação antioxidante que impera contra os eventuais elementos nefastos que agridam o organismo.
Forma de tomar: Comece pela alimentação. Deguste um bom caril uma vez por semana, onde consumirá cerca de 1g de açafrão-da-terra. Como alternativa, use-o na preparação de pequenos cozinhados, como arroz e massa. Uma observação: Funciona melhor quando associado à pimenta. Por fim, poderá ainda fazer um chá com os seus extratos, útil em gripes, constipações e dores de garganta.
Precauções: Consumir pequenas doses se tomar anticoagulantes ou estiver grávida.

Equinácea
A protagonista na imunidade
Esta planta típica dos índios da América do Norte estimula o nosso sistema imunológico e apresenta propriedades promotoras dos mecanismos de defesa do organismo, nomeadamente se falarmos em doenças infecciosas.
Porque funciona? Os maiores defensores desta planta asseguram que estes extratos permitem, por exemplo, reduzir a duração de uma constipação em média 1,4 dias. Os seus componentes estimulam a regeneração celular, mas atenção: embora eficaz, não representa um seguro de “constipação zero”, aos primeiros sintomas deverá consultar o seu médico.
Forma de tomar: Encontrará a equinácea em extratos secos e cápsulas. Sugerimos uma cápsula duas vezes por dia, durante 10 dias por mês, nas estações mais frias do ano.
Ou, se preferir, aplique 20 gotas deste óleo essencial num copo de água, e tome pela manhã, em jejum, durante 10 dias consecutivos.
Precauções: O uso excessivo pode causar irritação na garganta. Deve ser tomada com precaução durante a gravidez e lactação. Pelo fato de estimular o sistema imunitário, não é recomendado a pessoas com doenças autoimunes.

Ginseng
O inimigo da fadiga
Tradicionalmente prescrita na medicina tradicional chinesa, os especialistas consideram esta planta preventiva, curativa e reconhecem-na, sobretudo pelos seus efeitos benéficos anti fadiga.
Porque funciona? Faz parte da categoria das plantas adaptativas, o que significa que são capazes de normalizar o funcionamento do organismo de acordo com as necessidades individuais. Reforça a nossa capacidade de adaptação ao stress físico, estimula os níveis de energia e a recuperação em caso de convalescença.
Forma de tomar: Em pó ou em cápsula. A sua raiz é também frequentemente mastigada. Uma das alternativas consiste em fazer uma “cura” de cápsulas com uma caixa de 60 comprimidos, ou optar pela mistura (em partes iguais) de ginseng, com guaraná, ingerindo duas colheres de chá deste preparado num copo de água e beber pela manhã, durante 15 dias. Repetir se necessário.
Precauções: Se tem hipertensão ou passou por um processo de cancro de mama, é imprescindível consultar primeiro o seu médico.

Ginseng Siberiano
O rei da resistência
Pertence à mesma família que o ginseng mas reside em climas mais frios. Difere do anterior pelas suas substâncias que são importantes, sobretudo, no aumento das capacidades do sistema imunológico. Poderá ser um aliado se procura uma melhoria em termos de resistência, força muscular e desempenho físico.
Porque funciona? O ginseng siberiano contém princípios ativos semelhantes às moléculas ativas do ginseng, que impulsionam os nossos níveis de capacidade física.
Forma de tomar: Uma cápsula três vezes por dia, até atingir 600 miligramas.
Precauções: Recomenda-se o aconselhamento primeiro com o seu médico.

Alcaçuz
O combatente das bronquites ou anginas
A raiz desta leguminosa mediterrânica é usada tanto pelas suas virtudes virais como anti-inflamatórias. Ajuda a tratar de distúrbios do fígado e garganta, através das suas propriedades suavizantes, protetoras e cicatrizantes das mucosas (revestimento interno das cavidades do corpo).
Porque funciona? Por possuir potentes antioxidantes. Usualmente, perante um vírus, excretamos naturalmente cortisol (substância inata que apresenta resposta ao stress e ajuda a aumentar a pressão arterial e o açúcar do sangue). Ao ingerir alcaçuz, absorvemos as suas propriedades benéficas e aumentamos a duração da ação do cortisol.
Forma de tomar: Fazer uma infusão a partir da sua raiz seca (e ingeri-la com água morna); tomar cápsulas, ou ainda, rebuçados e gomas.
Solicite na farmácia da especialidade ou ervanária, uma preparação com extratos de cipreste, echinácea e alcaçuz (em partes iguais) e misture. Coloque duas colheres de chá num copo de água e tome três vezes por dia, durante três dias seguidos, especialmente no caso de infecções em fase inicial.
Precauções: Atenção, pode favorecer a hipertensão.

Tomilho
O expectorante natural
Na Roma antiga os soldados banhavam-se com tomilho para adquirem determinação e valentia, uma vez que a palavra deriva do grego thymus, que significa coragem. Esta é a planta antisséptica por excelência, que vem emprestar forças ao nosso sistema imunitário, nomeadamente nos casos de problemas de brônquios, revelando-se, um bom expectorante.
Porque funciona? A sua composição contém flavonoides (substâncias que atuam como inibidores enzimáticos aumentando as nossas propriedades antioxidantes). Para além disso, esta nobre planta aromática é rica em moléculas ativas, entre as quais algumas são antissépticas, o que significa que inibem a proliferação de microrganismos presentes na pele.
Forma de tomar: Como prevenção, faça uma tisana: Prepare uma infusão com 40g de tomilho + 40g de tomilho + 40g de urtiga e + 20g de erva-cidreira. Filtre e beba quente ou morna.
Precauções: Se for alérgica ao pólen ou ao aipo, deverá ter cautela. Prudência também em caso de gravidez ou hipertensão.

Urtiga
A eterna revitalizante
A urtiga pica para se proteger de quem a quer destruir, por isso a quem a ela se encosta fica com a pele irritada. No entanto, se lhe tocar suavemente, não se preocupe, pois na sua essência é uma planta antioxidante, estimulante e revitalizante.
Porque funciona? As suas folhas são ricas em ferro e silício, em magnésio e em numerosos outros oligoelementos (microminerais essenciais aos seres humanos).
Forma de tomar: Saboreie uma pequena sopa de urtigas de tempo a tempo. Com os seus extratos, pode também degustar uma tisana de urtigas (secas ou frescas) diluídas em 200 ml de água fervida. Eventualmente poderá juntar um pouco de mel.
Precauções: Grávidas, lactantes e portadores de problemas cardíacos deverão tomar com prudência.

Groselha Negra
A estrela contra as alergias
Fruto associado à longevidade, retardando o envelhecimento e promovendo a saúde por ser abundante em vitamina C. É utilizada principalmente pelos seus efeitos circulatórios e pela sua ação anti-inflamatória.
Porque funciona? O segredo da groselha negra reside no fato de ser um antioxidante natural que nos defende vigorosamente lutando contra as típicas inflamações nos brônquios ou da asma.
Forma de tomar: Utilize os extratos de groselha negra para fazer uma infusão, depois saboreei-a bem fresca. Paralelamente, pode aplicar algumas bagas na confecção de originais (e saborosas) sobremesas.
Precauções: As folhas são contraindicadas para pessoas com atividade cardíaca ou renal reduzida. Não utilizar na gravidez.

Ginkgo Biloba
O protetor da mente
Considerada sagrada para os budistas, esta árvore originária da China é, sobretudo conhecida pelos seus efeitos benéficos nos níveis de concentração e memória. Diminui distúrbios da atenção e melhora a capacidade de aprendizagem. Mas também é eficaz no que respeita à fadiga.
Porque Funciona? Alguns dos seus princípios ativos parecem “alimentar” os neurônios, ajudando-os a melhor captar o oxigénio. Não podemos, naturalmente, esperar efeitos imediatos, convém respeitar o ‘tratamento’ durante pelo menos 10 dias.
Forma de tomar: Em caso de fadiga intelectual, solicite uma mistura de extratos de ginkgo e ginseng (em partes iguais de 150 miligramas), e tome pela manhã, durante um mês.
Precauções: Desaconselhado se estiver grávida ou a preparar-se para sofrer algum tipo de intervenção cirúrgica

Alecrim
O defensor de uma pele saudável
Regra geral, todas as plantas exalam um aroma forte e agradável. O alecrim é utilizado com fins medicinais e culinários, mas a sua essência é também utilizada em perfumaria. É um hipertensor, consegue estimular a memória, a circulação e ajuda a pele seca a produzir oleosidade, atuar no tratamento do acne e ou entorses. Funciona também como relaxante muscular ao massajar.
Porque Funciona? Porque além das suas propriedades antioxidantes, atua também como antisséptico, protegendo a superfície da pele.
Forma de tomar: Experimente uma infusão de alecrim, após as refeições, com 4g de folhas por chávena, diluído em água a ferver. Também existe no mercado cápsulas e pomadas de ação analgésica.
Precauções: Não são recomendáveis doses altas pois podem ter um efeito irritante.

Hortelã pimenta
O bom digestivo
Esta planta originária da região mediterrânica da Europa é das mais versáteis do planeta. O seu óleo essencial é utilizado não só pelas indústrias da perfumaria e farmacêutica, mas também, pela medicina alternativa. Possui inúmeras propriedades, entre as quais prevenir e combater a flatulência, diarreia, vómitos ou indigestões. Também atua como desparasitante.
Porque Funciona? Possui um alto conteúdo de mentol, tornando-se, naturalmente, num agente calmante para o mal-estar do estômago.
Forma de tomar: Pode experimentar em cápsulas ou infusão, mas se não gostar, utilize o óleo essencial de hortelã, especialmente no caso de estar constipada: através de inalações dos vapores da própria essência.
Precauções: Não aconselhável para quem sofre do aparelho digestivo (nomeadamente de refluxo).

Qual a diferença entre cápsula e comprimido?
Cápsula é um invólucro de gelatina que envolve a mistura de pós (ou óleos) com a função de mascarar o sabor. Os comprimidos são a compressão da mistura de pós e a absorção inicia-se logo na boca.

Cuidados a Tomar
- Em tratamentos de fundo. As plantas que estimulam o sistema imunitário não devem ser tomadas continuamente. Deverá tomar durante 10 ou 15 dias por mês, seguindo-se, preferencialmente uma interrupção de 20 dias.
- Determinar as necessidades. Se, por exemplo, a echinácea é uma planta imunológica estimulante de base, que à partida interessa a toda a gente, existem outros extratos cujo objetivo interessará apenas a alguns. Determine primeiro os seus objetivos.
- As plantas são verdadeiros medicamentos. Isto significa que não deve decidir ‘automedicar-se’, deverá sempre pedir primeiro um conselho ao seu médico.

Como Aproveitar Melhor o Efeito das Plantas?
- As tisanas são, regra geral, boas para prevenção: a água ajuda a dissolver os seus princípios ativos, agindo assim eficazmente.
- As cápsulas de plantas têm o estatuto de suplementos alimentares. Como são pouco doseadas, também se revelam úteis a título preventivo.
- Os óleos essenciais, a grande referência na fitoterapia tradicional, apresentam-se, geralmente, sob a forma de gotas para diluir e aplicar externamente.
- Mais recentemente, os extratos de plantas estandardizadas (seleção que oferece uma garantia excecional de pureza, vigor e qualidade) garantem uma dosagem estável dos princípios ativos e tratam de forma eficaz.

* Em farmácias da especialidade; farmácias homeopáticas com extratos e óleos essenciais, cápsulas ou plantas secas; ervanárias e espaços como o Celeiro, Miosótis e Terra Pura

Receitas para 2ª Feira - 31 de Outubro 2011

2ª Feira -31 de Outubro

Sanduíche de pernil com maionese caseira



Tipo de receita:

Número de doses: 4

Tempo de Preparação: 10


Ingredientes:

Maionese:

1 ovo
1/2 suco de 1 limão
1 colher de chá de água gelada
1/2 colher de chá de sal
1 dente de alho bem pequenininho
óleo ou azeite o quanto baste
temperinhos a gosto

Sanduíche:

pão francês fresquinho
pernil do almoço
maionese
cenoura ralada fininha
cebola cortada em rodelas fininhas
Preparação:

Maionese:

Bata tudo no liquidificador com um dedo de óleo ou azeite, não tenha medo no começo parece que não vai dar certo mesmo... Também coloquei um pedacinho de knorr de bacon e uma pitadinha de sazon de arroz porque é branquinho e eu não queria perder a cor da maionese, abra aquela tampinha pequena do liquidificador e coloque o óleo em fio, cuidado para não espirrar tudo no seu rosto ao abrir como aconteceu comigo... rs rs


Vá colocando o fio de óleo até adquirir a consistência da maionese, prove o sal, passe para um outro recipiente, deixe um pouquinho na geladeira antes de usar e voilà!


Lembrando que por ser uma maionese sem conservantes e bom que seja consumida no mesmo dia, por isso só faça o que for usar... Coloquei temperinhos a gosto nos ingredientes, porque pode adicionar salsinha, sazon, pimenta... O que você gostar e achar que fica legal! O dente de alho eu vi nos próprios comentários da receita e ficou muito bom!

Montando o sanduíche:

Agora o todo bom, sanduíche de pernil

Tem na minha geladeira?
pão francês fresquinho
pernil do almoço
maionese
cenoura ralada fininha
cebola cortada em rodelas fininhas
Recheando o pão


Doure as cebolas com margarina e dê umas tostadinhas nos pães


separe algumas fatias médias de pernil e dê uma douradinha

passe uma camada de maionese

coloque o pernil, as cebolas douradinhas, a cenoura que da toda uma "crocância" ao sanduba


Mais maionese, os molhos de sua preferência e voilà!


Aqui uma outra opção para colocar o pernil:


Desfiar o pernil e misturar com a cebola junto com uma colher de maionese


Coloque no pão tostadinho, cenoura, molhinhos e voilà de novo!

Feijão carioquinha da dindinha



Tipo de receita:

Número de doses: 8

Tempo de Preparação: 40


Ingredientes:

1/3 do pacote de 1kg de feijão carioquinha
1/2 cenoura cortada em cubinhos
1 batata pequena cortada em cubinhos
1/2 gomo de linguiça calabresa defumada
1 caldo de sua preferência (Eu prefiro usar o de costela ou de bacon com louro)
3 a 4 dentes de alho picados
1/2 cebola ralada ou picada
sal e temperinhos a gosto
Preparação:

Deixe o feijão de molho por 1 noite, ou por umas 4h, não é necessário deixar de molho, só ajuda a cozinhar mais rápido, para quem não tem muito tempo, é uma boa...

Depois do molho coloque o feijão, a cenoura, a batata, a linguiça (sem picar), o caldo, um pouco de água (não utilize a água do molho, descarte) e coloque na pressão por 25min

Agora você pode fatiar a linguiça e colocar de volta no feijão, o segredo de cozinhar ela inteira, que ela fica bem suculenta

refogue o alho até ficar douradinho

Junte a cebola, refogue bem e adicione ao feijão, prove o sal coloque os temperos de sua preferência e voilà!

Torta fria



Tipo de receita:

Número de doses: 8

Tempo de Preparação: 70


Ingredientes:

2 pct de pão de forma (sem a casca)
1 vidro grande de maionese
1 vidro de requeijão
350 gr de muçarela fatiada
250 gr de presunto fatiado
1 lata de atum
1 colher de sopa de ketchup
6 ovos cozidos
orégano
Preparação:

Colocar plástico transparente em um refratário quadrado

Colocar pão de forma (uma fatia ao lado da outra)
Passar 2 colheres (de sopa) de maionese por cima das fatias de pão
Colocar fatias de muçarela

Outra camada de pão de forma
Misturar: o atum, 2 colheres de sopa de maionese, 1 colher de sopa de requeijão e o ketchup
Colocar por cima da camada de pão
Cortar 2 ovos cozidos e colocar por cima

Camada de pão de forma
Passar 2 colheres de sopa de requeijão em cima do pão
Fatias de presunto

Última camada de pão de forma
Colocar as bordas do plástico por cima
Colocar um pratinho de sobremesa por cima
Levar à geladeira por alguns minutos

Após esse tempo
Vire o refratário em um prato
Retire o refratário e o plástico
Misture o restante da maionese com o requeijão e passe por cima da torta
Decore com ovo cozido, muçarela cortada e presunto
Salpique orégano por cima

Creme de Alho Francês


Ingredientes:

  • 1 kg de batatas
  • 4 alhos franceses
  • 4 colheres de (sopa) de margarina
  • caldo de galinha q.b.
  • sal q.b.

Confecção:

Numa panela deite 4 colheres de margarina a aloirar com os alhos franceses cortado ás rodelas.
Quando estiver loiro, junte as batatas cortadas às rodelas com o caldo de galinha.
Deixe cozer e bata com o misturador para fazer puré.
Leve de novo ao lume juntando a restante margarina.
Sirva com cebolinho e pinhões.

Magusto à Ribatejana

Ingredientes:

  • 300 gr bacalhau ;
  • 240 gr pão de milho ;
  • 3 dentes de alho ;
  • 250 gr pão de trigo ;
  • 2 dl azeite ;
  • 400 gr bacalhau assado ;
  • 1 couve portuguesa ;
  • Água ;
  • Sal.

Confecção:

Depois de demolhado, coze-se o bacalhau, tiram-se as espinhas e as peles, e faz-se em lascas.
À parte, cozem-se as couves portuguesas, enrolando-as, mas em vez de as cortar com uma faca, torcem-se com a mão.
O pão de milho é cortado às fatias finas.
Põe-se um tacho de barro com azeite ao lume.
Fritam-se nele os dentes de alho e depois retiram-se.
Junta-se a água onde o bacalhau foi cozido, coloca-se uma camada de pão de milho, uma de lascas de bacalhau, outra com pão de trigo e assim sucessivamente.
Deixar ferver um pouco e ir desfazendo com uma colher de pau.
Juntam-se as couves, misturam-se bem, e deixa-se ferver um bocado.
Servir acompanhado do bacalhau assado.

Coelho à Transmontana

Ingredientes:

  • 1 coelho com mais ou menos 700 gr ;
  • 250 gr de favas descascadas ;
  • 250 gr de cenouras ;
  • 250 gr de batatas ;
  • 70 gr de banha ;
  • 100 gr de toucinho ;
  • Sal ;
  • Pimenta ;
  • Caldo de carne.

Confecção:

Depois de preparar o coelho, parte-se aos bocados e deita-se num tacho com toucinho cortado em quadradinhos, banha, a cebola às rodelas, sal e pimenta. Deixar alourar com o tacho destapado, e assim que tiver uma cor tostada, tapa-se deixando refogar e criar molho. Se necessário, adicionar algumas colheres de caldo de carne.
Cozem-se os legumes à parte, temperando-os depois com manteiga e sal.
Depois de cozinhado, coloca-se o coelho numa travessa com os legumes à volta.

Toucinho do Céu à Moda da Avó

Ingredientes:

  • 15 gemas
  • 1 chávena de (chá) de doce de chila
  • 1 colher de (chá) bem cheia de canela
  • 30 grs de manteiga
  • 500 grs de açúcar
  • 2,5 dl de água
  • 60 grs de farinha
  • 250 grs de amêndoa ralada fina
  • papel vegetal para forrar a forma
  • manteiga para barrar a forma
  • farinha para polvilhar

Confecção:

Leve ao lume o açúcar com a água, e deixe ferver 3 minutos exactos e retire.
Junte o doce de chila e a amêndoa ralada, préviamente misturado com a farinha, mexa bem e leve de novo ao lume, mexendo sempre; quando ferver 2 minutos exactos retire do lume e deixe arrefecer.
Junte as 15 gemas, a manteiga e a canela, mexa bem e leve ao lume, só para espessar um pouco, mas sem deixar ferver.
Barre com manteiga uma forma lisa, forre-a com papel e barre de novo com manteiga.
Polvilhe com um pouco de farinha de trigo, e deite nela o preparado.
Alise e polvilhe com um pouco de farinha de trigo.
Leve a cozer durante 20 minutos em forno quente.
Retire e deixe arrefecer.
Depois de frio sacuda a farinha.
Desenforme e retire o papel.
Polvilhe-o com açúcar em pó.
.


domingo, 30 de outubro de 2011

Anedotas para 30.10.2011




Rir é o melhor remédio...

"O Padre e a Freira"

Certa vez, estavam um padre e uma freira viajando a pé de volta para o convento.
Até que ao cair da noite, os dois avistaram uma cabaninha no meio do
caminho, e decidiram entrar para passarem a noite e prosseguirem viajem no dia
seguinte. Ao entrarem na cabaninha, viram que havia apenas uma cama de casal. O
padre e a freira entreolharam-se e depois de alguns segundos de silêncio o padre
falou: Irmã, você pode dormir na cama que eu durmo aqui no chão.
E assim fizeram. No entanto no meio da madrugada a irmã acordou o padre dizendo:
- Padre! O senhor está acordado?
- (o padre bêbado de sono) Hein?! Ah, irmã, o que foi?
- É que eu estou com frio. O senhor pode pegar o cobertor para mim?
- Sim, irmã, pois não!
O padre então levantou-se, pegou no cobertor e cobriu a irmã com muita ternura.
Uma hora depois a irmã acorda o padre de novo dizendo:
- Padre! O senhor ainda está acordado?
- (o padre babando na gola) Ãh? Ah, irmã. O que foi agora?
- É que eu ainda estou com frio. O senhor pode pegar outro cobertor para mim?
- Claro irmã, pois não!
- Mais uma vez o padre se levantou cheio de amor e boa vontade para atender ao
pedido da irmã.
Outra hora se passou e mais uma vez a irmã chamou pelo padre.
- Padre. O senhor ainda está acordado?
- (o padre engasgando com o próprio ronco) Ãh? Sim irmã, o que foi agora?
- É que eu não estou conseguindo dormir. Ainda estou com muito frio.
Finalmente entendendo as intenções da irmã, o padre então falou:
- Irmã, só nós dois estamos aqui, certo?
- Certo!
- O que acontecer, ou deixar de acontecer aqui só nós saberemos e mais ninguém,
certo?
- Certo!
- Então tenho uma sugestão: Que tal se a gente fizer que nem marido e mulher?
A freira então pula de alegria na cama e diz:
- Sim! Sim! Vamos fazer que nem marido e mulher!
Daí o padre muda o tom de voz e grita:
- ENTÃO, PORRA! LEVANTA VOCÊ E PEGA A MERDA DO COBERTOR!

"A Vida de Casado é muito Frustrante"

- No primeiro ano o homem fala e a mulher ouve.
- No segundo ano a mulher fala e o homem ouve.
- No terceiro ano os dois falam e os vizinhos ouvem...


"Salários"


Sabe qual é a diferença entre o salário mínimo e o Benfica?
R: É que o salário mínimo você ganha, ganha e não compra nada, enquanto o Benfica compra, compra e não GANHA nada !!!


"O Sobrenome"

Na maternidade, uma jovem que acabou de dar à luz sai da sua cama e vai até a sala das enfermeiras e pede uma lista telefónica.
- Mas o quê que você está a fazer aqui? - pergunta uma enfermeira - Você deveria estar no seu quarto a descansar.
- É que eu quero achar um nome na lista para o meu bebé.
- Mas você não precisa de fazer isso. Nós vamos dar-lhe um livrinho onde constam todos os nomes e o seu significado.
- Você não entendeu, sra. enfermeira: O nome eu já tenho. Eu quero agora é um sobrenome!

"Cabritinha Mentirosa"

O padre dando aula sobre animais e seus parceiros, numa sala de alunos:
- Galinha, com quem vc. anda?
_ com o galo, diz a galinha;
_ Gatinha, com quem vc. anda?
- com o gato professor;
- Cabritinha, com quem vc. anda?
_ O Joãozinho lá no fundo da sala de aula grita: Não acreditem nela, pois ela mente!!!

Receitas para Domingo - 30 de Outubro 2011

Domingo - 30 de Outubro


Bacalhau Gratinado com Espinafres

Ingredientes

Para o molho branco

  • 60 gr de margarina

  • 60 gr de farinha de trigo

  • 4 dl de leite quente

  • 2 dl de natas

Confecção:

Derreta em lume brando a margarina, junte a farinha e mexa deixe cozer, mas sem ganhar cor adicione o leite quente e as natas deixe ferver um pouco «convêm ficar um pouco espesso» Reserve num local quente.

Para o bacalhau

  • 1 kg de bacalhau cozido e desfiado em lascas grossas «reserve a água onde cozeu o bacalhau»

  • 200 gr de espinafres frescos

  • 1 cebola grande

  • 2 dente de alho

  • 1 folha de louro

  • 1dl azeite

  • 600 gr de batata cortada em cubos

  • q.b de sal

  • q.b de molho inglês, pimenta, noz-moscada e mostarda

Confecção:

Frite a batata e reserve.
Faça um refogado com o azeite, o louro a cebola e o alhos picados. Adicione um pouco da água da cozedura do bacalhau e deixe ferver, adicione os espinafres e deixe cozer.
Junte as batatas, o molho branco ao bacalhau.
Envolva tudo muito bem, tempere com pimenta, noz-moscada, molho inglês, mostarda e sal se necessário.
Levar ao forno bem quente para tostar um pouco por cima.
Sirva com uma salada mista.

Frango na Púcara

Ingredientes:

  • um frango grande
  • 200 gr de presunto
  • 60 gr de margarina
  • meia dúzia dentes de alho
  • um cálice de aguardente
  • um cálice de vinho do Porto
  • um copo de vinho branco
  • salsa
  • sal
  • pimenta
  • azeite q.b.
  • meio litro de água

Confecção:

Corte o frango em bocados e tempere com os dentes de alho pisados com o sal.
Coloque-o na púcara com o presunto cortado em tiras
e adicione os restantes ingredientes.
Leve ao lume até levantar fervura após o que, colocando a tampa na púcara, deverá levar ao forno.

Moelas estufadas ou fritas



Tipo de receita:

Número de doses: 3

Tempo de Preparação: 10


Ingredientes:

Moelas fritas
alho, sal, colorau, azeite, vinho branco

Moelas estufadas
alho, sal, colorau, azeite, vinho branco, cebola, polpa de tomate,
Preparação:

Comece por limpar as moelas e lavá-las, depois corte-as se necessário mais pequenas.

Tempere-as com alho, sal, colorau e vinho branco, folha de louro e deixe-as estar 10/ 15m a tomar gosto.

FRITAS
Ponha um pouco de azeite numa frigideira e coloque-as a fritar.
Depois de fritas, junte a marinada onde elas estavam e estão prontas para servir.

ESTUFADAS
Num tacho pique uma cebola, 1 dente de alho, polpa de tomate e leve a refogar em azeite.
Quando o refogado alourar junte as moelas com a marinada e deixe refogar lentamente.
Se precisar (acrescentado um pouco de água)

Bacalhau cremoso nem natas



Tipo de receita: Prato Principal

Número de doses: 4

Tempo de Preparação: 5


Ingredientes:

Hoje cá em casa é um dia duplamente especial.. É o meu aniversário de casamento e do P. e a minha mamã faz anos... Por isso um grande beijo para o meu marido e outro muito grande pa minha mamã. Que sejamos todos muito felizes.. Por isso cá fica esta receita que foi comida apenas por nós os 3 e estava deliciosa.Foi retirada do blog Meu docinho de leite e foi feita pela minha mamã.


1 embalagem de 400g de bacalhau desfiado, 1 cebola grande, 2 cenouras médias, 6 dentes de alho, 1 litro de leite, 1 pacote de batatas para fritar em cubos pequeninos (utilizou batatas caseiras cortadas em cubos), 2 colheres de farinha, coentros e queijo ralado para gratinar.
Preparação:

Comecei por cozer o bacalhau no litro de leite. Noutra panela fiz um refogado com a cebola picada, as cenouras raladas, os alhos e azeite. Deixei refogar bem. De seguida pus o bacalhau com um pouco do leite de cozer e deixei refogar um pouco mais. Depois envolvi a farinha e voltei a acrescentar um pouco do leite até formar um creme. Finalmente envolvi as batatas já fritas com este creme, com o resto do leite e com os coentros picadinhos. Pus num pirex e levei ao forno a gratinar com queijo ralado.


Tarte de Amêndoa com Ovos Moles


Ingredientes:

  • 8 claras de ovos

  • 500 g de miolo de amêndoa

  • 500 g de açúcar

Para o recheio e decoração

  • ovos moles q.b.

  • amêndoa torrada q.b.

Confecção:

Rala-se a amêndoa com a pele, junta-se o açúcar e, depois, envolve-se as claras batidas em castelo.
Divide-se esta massa por 3 formas de tarte, untadas com manteiga.
Leva-se ao forno até alourarem e secarem.
Desenformam-se e colocam-se umas sobre as outras, já barradas com ovos moles.
Sirva decorada com amêndoa torrada.

Bolo de morango trufado da tatá



Tipo de receita:

Número de doses: 8

Tempo de Preparação: 40


Ingredientes:

massa

1/2 caixinha de morango
2 ovos
2 xícaras de trigo
1 xícara de leite
2 xícaras de açúcar
2 colheres de chá de fermento
calda
1/2 caixinha de morango
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de margarina
Preparação:

A base e a mesma do bolo de dois e de cenoura, primeiramente lave bem os morangos separe as claras das gemas, unte e enfarinhe a forma e ligue o forno, em seguida bata meia caixinha do morango, o leite, as gemas no liquidificador e reserve.

Em um outro recipiente ou batedeira, bata o açúcar com as claras, junte a mistura do liquidificador e vá acrescentando o trigo aos poucos, quando estiver tudo bem misturadinho e a massa homogênea acrescente o fermento, coloque na forma forrando primeiro o fundo com alguns morangos cortados em fatias e outros por cima da massa, leve ao forno médio, todo bolo que eu faço eu só costumo abrir o forno após 30min daí pra frente eu vou olhando até ele ficar douradinho, por via das dúvidas espete com um garfo se sair limpinho é que já ta bom!

da para ver aquele vermelhinho do morango que desce e cozinha dentro da massa

Espere esfriar solte as bordas com uma faca e desenforme

Calda: A calda foi a maninha que fez, mas não tem mistério, pique os morangos de uma fritadinha na margarina coloque o açúcar e mexa até ficar no ponto de calda. E voilà!


Ficou lindão! E gostoso


detalhe do recheio, que é o próprio morango que cozinhou dentro da massa

Comentários: Minha irmã achou uma delícia, o meu pai achou um pouco doce por conta da calda, então se quiser pode reduzir o açúcar da massa, meu marido achou que ficaria melhor gelado, então pode também ser servido gelado fica uma delícia. Eu coloquei morango batido na massa, mas não tem necessidade, foi porque meu pai trouxe uma caixinha pra mim la do Rio e metade veio espatifado... rs rs
Pode então fazer a massa do bolo de dois substituindo as bananas pelo morango... Façam e me mandem um pedaço!

sábado, 29 de outubro de 2011

Esta noite muda a hora,29-10-2011

A hora vai mudar em Portugal no domingo devendo os relógios ser atrasados 60 minutos para que seja adoptado o horário de inverno.
Em Portugal continental e na Madeira a passagem para a hora de inverno acontece quando forem 2h, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.

Receitas para Sabado - 29 de Outubro 2011

Sábado - 29 de Outubro

Rissois de Peixe

Ingredientes :

Massa:

  • 1,5 dl de água
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 225 gr da farinha

    Recheio:
  • 30 gr de margarina
  • 1 colher de óleo
  • 1 cebola finamente picada
  • 2 colheres de sopa bem cheia de farinha
  • 2, 5 dl de leite
  • 1/ colher de sopa de polpa de tomate
  • 500 gr de peixe ou marisco
  • sal, pimenta e noz moscada

Confecção:

Massa:
Deite a água, o sal e o azeite num tacho e deixe levantar fervura. Junte então a farinha e mexa bem, em lume brando com uma colher de pau.
Mexa energicamente, até a massa formar uma bola compacta que se descola das paredes do tacho.
Deite depois a massa sobre a mesa e deixe arrefecer.
Quando fria, estenda-a com o rolo polvilhando a mesa com farinha para não pegar. sobre ela coloque porções de recheio. feche-a e frite em óleo quente.

Recheio:
Deite num tacho o óleo, a margarina, a cebola e leve a refogar em lume brando até começar a alourar.
Junte a farinha, mexa muito bem, e a seguir junte lentamente o leite e depois polpa de tomate, junte então o peixe (ou marisco), ligue tudo.
Rectifique os temperos e deixe arrefecer.

Cavala com Manteiga de Mostarda e Limão

Ingredientes:
Para 4 pessoas

  • 4 cavalas com cerca de 275 g cada limpas e sem vísceras
  • 175-225 g de folhas de espinafres muito tenras

Para a manteiga de mostarda e limão

  • 115 g de manteiga derretida
  • 2 colheres de sopa de mostarda integral
  • raspa da casca de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • 3 colheres de sopa de salsa picada
  • sal
  • pimenta preta do moinho

Confecção:

Prepare as cavalas.
Retire a cabeça rente à guelra.
Depois, com uma faca bem afiada, separe a carne da espinha de modo a poder espalmar a cavala.
Coloque o peixe na tábua com a pele virada para cima e com a palma da mão, espalme bem ao longo da espinha.
Vire o peixe, retire a espinha e corte as cavalas ao meio.
Lave e enxugue.
Dê 3 ou 4 golpes na pele das cavalas e tempere.
Para fazer a manteiga de mostarda e limão, misture a manteiga com a mostarda, o sumo e a raspa de limão, a salsa e tempere.
Coloque as cavalas no grelhador, pincele com manteiga e grelhe 5 minutos de cada lado, pincelando se for necessário.
Forre o prato com as folhas de espinafres bem lavadas e enxutas e disponha por cima as cavalas.
Aqueça a restante manteiga até fervilhar e deite sobre as cavalas.
Sirva imediatamente.

Coelho com Couves
à Conde de Ourém

Ingredientes:

  • 1 coelho

  • 2 cebolas médias

  • 3 cenouras

  • couve lombarda

  • 200 g de entremeada

  • 100 g de nozes

  • 5 dl de vinho

  • azeite

  • toucinho fumado

  • salsa

  • alecrim

  • hortelã

  • erva pimenteira

  • cominhos

  • alho

  • alho porro

  • sal q.b.

  • pimenta q.b.

Confecção:

Corte o coelho em bocados e deixe-o marinar em vinho tinto, com as cebolas e as cenouras às rodelas, mais o alho, a salsa, o louro, os cominhos, o alecrim, o sal e a pimenta, durante perto de oito horas.
Faça um refogado com a cebola, o alho porro, alho e banha e pinte com ele o coelho, previamente corado, deixando-o depois estufar.
Noutra marinada, semelhante mas com a inclusão dos cheiros da hortelã e da erva pimenteira, prepare os miúdos do coelho.
Faça um refogado com a cebola, alho e o toucinho fumado, deite nele a marinada e o caldo do coelho e junte o arroz e cenouras.
Num tacho de barro disponha as folhas de couve lombarda já cozidas, coloque dentro delas o coelho mais elementos que cozinhou e junte o miolo de noz partido.
Cubra com as restantes folhas de couve, tape e leve ao forno a corar.
Sirva com arroz malandro.

Bola de sardinha e tomate



Tipo de receita: Entrada

Número de doses: 6

Tempo de Preparação: 5


Ingredientes:

300 gr farinha de trigo tipo 65, 100 gr farinha de milho,( a mãe só usou farinha de trigo) 1 saqueta de levedura de fermento padeiro, 1c chá sal, 3c.s óleo, 2 dl água morna, 5 sardinhas pequenas cortadas em filetes (limpas de escamas e espinhas), 2 cebolas, 40 gr vaqueiro com alho (usou azeite e alho), 1 folha de louro, 150 gr tomate cereja (usou tomate cortado em pedaços), oregãos
Preparação:

300 gr farinha de trigo tipo 65, 100 gr farinha de milho,( a mãe só usou farinha de trigo) 1 saqueta de levedura de fermento padeiro, 1c chá sal, 3c.s óleo, 2 dl água morna, 5 sardinhas pequenas cortadas em filetes (limpas de escamas e espinhas), 2 cebolas, 40 gr vaqueiro com alho (usou azeite e alho), 1 folha de louro, 150 gr tomate cereja (usou tomate cortado em pedaços), oregãos


Numa tigela misture a farinha de trigo e de milho com a levedura e sal. Abra uma cavidade ao meio e deite aí o óleo e a água morna. Misture com uma colher de pau até a massa se soltar das paredes da tigela. Molde em bola e mude-a para a bancada de trabalho previamente enfarinhada e amasse bem até a massa estar lisa e maleavel. Coloque-a na tigela, polvilhe com farinha e deixe levedar tapada até dobrar praticamente de volume.~
tempere os filetes de sardinha com sal.
Corte a cebola em meias luas. Derreta a vaqueiro com alho numa frigideira, junte a cebola e o louro. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até a cebola alourar.
Adicione o tomate cortado e salteie rapidamente. Tempere com sal e pimenta. Perfume com oregãos. Retire do lume e reserve.
Ligue o forno a 180º
estenda a massa com o rolo.
Disponha metade do refogado e das sardinhas previamente enxutas em papel de cozinha, sobre 1/3 da massa. Dobre a massa sobre o recheio e por cima coloque as restantes sardinhas e cebolada. Cubra com a parte livre da massa. Coloque num tabuleiro e pincele a superficie com óleo ( a minha mãe pincelou com gema de ovo). Leve ao

Lasanha de bacalhau



Tipo de receita: Prato Principal

Número de doses: 4

Tempo de Preparação: 15


Ingredientes:

2 postas de bacalhau cozido
2 ovos
azeitonas
molho bechamel
folhas de lasanha
1 cebola grande
1 molho de salsa
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
sal, pimenta e noz moscada a gosto
queijo mozzarela
Preparação:

Comecei por desfazer em lascas o bacalhau e cozi os ovos que depois cortei em fatias. Fiz o bechamel e temperei com sal e noz moscada.
Numa frigideira aqueci o azeite e alourei a cebola às rodelas e o alho picado. Quando a cebola ficou translúcida deitei o bacalhau e deixei cozinhar por uns minutos. Temperei com sal e pimenta e juntei a salsa picada. Envolvi tudo e reservei fora do lume.
Numa travessa de ir ao forno deitei uma concha de bechamel para untar o fundo e coloquei duas folhas de lasanha. Voltei a deitar um pouco de bechamel, cobri com a cebolada de bacalhau e dispus um dos ovos cortado às rodelas. Tapei com mais duas folhas de lasanha e voltei a deitar o bechamel, cobri com mais bacalhau e desta vez deitei umas azeitonas por cima. Fiz outra camada com as folhas de lasanha, bechamel, bacalhau e novamente o ovo. Tapei com duas folhas de lasanha e cobri com o restante bechamel. Polvilhei com queijo mozzarela e levei ao forno durante 15 minutos.
Servir com uma salada verde.

Brigadeiro

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de manteiga
  • 3 colheres de chocolate em pó
  • Chocolate granulado q.b.

Confecção:

Coloque todos os ingredientes numa panela em lume brando, mexa bem, não deixando pegar no fundo; deixe endurecer um pouco (cerca de 5 minutos no lume, sempre mexendo).
Em seguida unte um prato com manteiga ou margarina e coloque a massa de brigadeiro para arrefecer.
Quando já estiver frio unte as mãos com manteiga ou margarina e faça pequenas bolinhas.
Depois passe pelo chocolate granulado e coloque nas forminhas individuais de papel.

E está pronto para servir.

Bolo de cenoura e chocolate



Tipo de receita:

Número de doses: 8

Tempo de Preparação: 30


Ingredientes:

Bolo:

2 cenouras grandes cruas (descascadas e cortadas)
3 ovos
¾ xícaras de óleo
1 ½ xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
70 gr de raspas de chocolate ½ ao leite ½ amargo

Cobertura:

1 lata de creme de leite com o soro
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de achocolate em pó
70 gramas de raspas de chocolate ao leite
2 sonho de valsa para decorar
Preparação:

BOLO

Bata no liquidificador: as cenouras, ovos e óleo
Coloque a mistura na bacia da batedeira
Acrescente o açúcar, sal e farinha de trigo, bata muito bem
Acrescente o fermento e misture

Coloque metade da massa em forma untada (fiz em forma de fundo removível)
Acrescente por cima da massa as raspas de chocolate
Coloque o restante da massa do bolo por cima das raspas de chocolate
Leve para assar em forno 250 graus
Até que fique corado e colocando um palito ele saia seco
Retire do forno e deixe esfriar
desenforme (se foi assado em forma de aro removível ou fundo removível)

COBERTURA:

Misturar os ingredientes, exceto as raspas de chocolate e o sonho de valsa
Levar ao fogo (sempre misturando) ou ao microondas (potência alta, 4 ½ minutos, com paradas para mexer) até engrossar o creme
Retirar do fogo ou microondas, acrescentar as raspas de chocolate e misturar até dissolver o chocolate completamente
Colocar o creme por cima do bolo
Deixar esfriar
Decorar com o chocolate sonho de valsa