Moqueca de Marisco
Ingredientes:
- 1 kg de marisco
- 3 tomates grandes (sem pele)
- 1 cebola grande
- 1 pimentão verde pequeno
- pimenta do reino a gosto
- 1 colher de (sopa) de colorau
- 2 ou 3 folhas de louro
- leite de 3 côcos (mais ou menos 1/2 litro de leite em garrafa)
- sal a gosto
- piri-piri q.b.
- 1 colher de (sopa) de azeite de dendém
- 1 molho pequeno de coentros, (+ ou - 100grs)
- 1 cebolinha com talo
- 2 limões
- 1/2 xícara de azeite
- uma pitada de cominhos
Confecção:
Lavar bem o marisco, e salpicá-los com um pouco de sal e o suco dos limões, deixar tomar gosto durante 1 hora.
Durante este período, retire as peles dos três tomates, e, juntamente com a cebola já picada, mais o pimentão picado e a cebolinha, passe-os no liquidificador.
Em seguida, coloque em panela grande o azeite e a mistura liquidificada e leve-a ao lume médio.
Adicione metade da quantidade líquida do leite de côco.
Quando ferver, coloque os mariscos sem lavá-los (foram lavados préviamente, é lógico) com o gosto do sumo do limão e as folhas de louro inteiras.
A serguir, coloque a pimenta, o azeite de dendêm, a outra metade do leite do côco, o piri-piri e um pouco de cominho se desejar.
Complete com sal a gosto, a pimenta do reino a gosto e deixe em fogo brando por mais de 1 hora ( quanto mais cozinhar o leite de côco mais saudável ficará).
Quando faltar uns 15 minutos para retirá-lo do fogo, jogue o molhe de coentros amarrado dentro da panela e deixe um pouco para ser picado e jogado sobre o preparo quando apagar o lume, deixando a seguir a panela tampada.
O molho fica um pouco denso, levemente grosso.
Sirva com arroz branco.
Tortilha de espinafres e fiambre
Tipo de receita: Prato Principal Número de doses: 2 Tempo de Preparação: 5 |
Ingredientes: 4 ovos, 4 cubinhos de espinafres congelados, batata palha q.b, sal, pimenta, azeite | Preparação: Corte o fiambre em cubinhos. Leve uma frigideira ao lume com azeite e salteie o fiambre. Junte os espinafres e envolva bem. À parte bata os ovos e tempere com sal e pimenta. Adicione a batata à frigideira. Regue com os ovos. Deixe cozinhar.Quando cozinhada vire com um prato e deixe cozinhar do outro lado. Servi com alface. |
Maruca ao trio maravilha
Tipo de receita: Prato Principal Número de doses: 4 Tempo de Preparação: 5 Tempo de Confecção/Cozedura: 20 Dificuldade: Fácil |
Ingredientes: Esta receita foi retirada do blog freak veggie. fiz algumas alterações e ficou deliciosa. 4 medalhões de Maruca (usei postas),2 cebola fatiadas muito finas,Massa de alho,Azeite,200ml Natas light,Mistura de louro e pimentão doce,Cominhos em pó,Açafrão em pó,Massa de coentros (não tinha),Sal,Vinho branco | Preparação: |
Temperar os medalhões com sal. Numa frigideira, deitar umas 2 c.sp. de azeite e fritar o peixe de ambos os lados. Retirar, juntar mais um pouco de azeite, e saltear a cebola e a massa de alho até quebrarem. Juntar as especiarias, o vinho e deixar ferver. Juntar de novo o peixe, e as natas e deixar ferver. Tapar e cozinhar em lume brando uns 8 min., virando a meio. Destapar e deixar o molho engrossar. Acompanhei com arroz de cenoura e salada de tomate. |
Favas Saloias
Ingredientes:
- Favas
- 4 a 5 fatias de toucinho entremeado
- entrecosto
- fêveras
- chouriço preto
- 1 ovo por pessoa
- batata nova
- 2 dentes de alho
Confecção:
Numa panela com água à justa para a cozedura, meter batatinhas novas e 1 ovo com casca, por pessoa.
Pôr a ferver.
Ao fim de 10 minutos de fervura, começar a juntar, pouco a pouco, favas tenras (antes de terem olho preto) para que a fervura não se interrompa.
Ao fim de 5 a 10 minutos as favas já estão cozidas e as batatinhas também.
Se sobrou muita água, escorrê-la para que fique apenas um fundinho. Deitar 2 dentes de alho picados para dentro da panela e sacudi-la várias vezes para que se misture bem.
Deixar a panela bem tapada.
Entretanto, numa sertã, rijar 4 ou 5 fatias de toucinho salgado, entremeado e alto.
Nessa gordura fritar pedaços pequenos de entrecosto e de fêveras e algumas rodelas grossas de chouriço pelado.
Colocar as carnes e o chouriço na panela e rejeitar parte da gordura da sertã.
Na restante, saltear 4 ou 5 dentes de alho cortados e verter os alhos e a gordura restante na panela com o cuidado de envolver tudo muito bem. Na hora de servir, dispôr as carnes e os ovos às rodelas sobre as batatas e favas.
Caramelos de Baunilha e Natas
Felicia Sampaio
Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal
Ingredientes:
4 dl de Natas para Bater Parmalat
500 g de açúcar
2 dl de leite gordo
1 vagem de baunilha
papel celofane
Confecção:
Deitar para um tacho o açúcar, as Natas para Bater Parmalat e o leite.
Cortar a vagem de baunilha ao meio, raspar o miolo e colocar as duas partes no tacho.
Deixar cozer em lume brando durante 45/50 minutos, mexendo de vez em quando, até a massa adquirir um tom castanho-claro e ficar consistente.
Retirar as vagens de baunilha.
Com folha de alumínio, enrolar duas talas e colocá-las lateralmente num tabuleiro, de maneira a servirem de delimite para uma superfície de 20 x 20 cm.
Verter a massa de caramelo sobre esta superfície do tabuleiro e deixar arrefecer.
Cortar a massa ainda morna em cubos de 2 x 2 cm de tamanho.
Depois deixar arrefecer completamente.
Guardar os caramelos numa lata que feche bem, ou então, enrolá-los individualmente em papel celofane.
Dá para + ou - 80 caramelos.
Quindim (sem côco) de amêndoas
Tipo de receita: Sobremesa Número de doses: 6 Tempo de Preparação: 30 Tempo de Confecção/Cozedura: 40 Dificuldade: Fácil |
Ingredientes: 50ml água 125g açúcar 30g miolo de amêndoa pelado e ralado 30g manteiga 3 gemas 1 ovo | Preparação: Unte com manteiga 6 formas individuais. Leve ao fogo a água com o açúcar e deixe ferver até obter ponto de fio. Verifique, mergulhando uma espumadeira na calda, que ao ser levantada, deverá formar um fio pouco resistente. A seguir, verta a calda sobre a amêndoa ralada. Adicione a manteiga derretida e fria e as gemas ligeiramente batidas com o ovo. Verta o preparado nas formas e leve ao forno a 190ºC em banho-maria, durante cerca de 35 minutos. Retire depois de cozidos, deixe esfriar e desenforme. Também podem ser servido decorados com amêndoa. O pulo do Chef: Use uma faca para descolar a volta das amêndoas que ficam coladas nas forminhas pelas altas temperaturas. |
Sem comentários:
Enviar um comentário