Os livros continuam a povoar o imaginário das crianças. Embora dediquem cada vez mais atenção aos computadores e a outros equipamentos eletrónicos, o prazer e a curiosidade que uma aventura ou uma fábula despertam nos mais novos não têm comparação. Em cada página, um conto ou um poema tem o poder de estimular o seu imaginário e desenvolver a sua criatividade. Neste sentido, a Biblioteca Municipal de Lamego quer, pelo segundo ano consecutivo, reforçar os laços com os livros e com a leitura desde tenra idade através da apresentação de um programa permanente e regular exclusivamente dedicado à temática das histórias infantis – o Contos d’Ouro.
Ao longo do ano letivo em curso, este projeto propõe-se incentivar as capacidades imaginativa, criativa e de bom gosto pela leitura por parte das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Lamego. Até ao momento, a recetividade dos mais novos tem excedido as melhores expetativas da instituição. Professores e alunos visionam filmes e documentários, leem em conjunto histórias previamente selecionadas e em seguida executam trabalhos criativos de algum modo relacionados entre si. Esta iniciativa pedagógica recorre a uma abordagem mais interessante para divulgar a importância da palavra como um instrumento mágico que produz bem-estar, satisfação e conhecimento.
Cada história narrada às crianças nos Contos d´Ouro transporta-as para um mundo diferente. Rodeados de um imenso espólio bibliográfico, os mais novos são convidados a exercitar a realidade através da fantasia. A criança que cresce ouvindo histórias cresce mais feliz. Os contadores poderão ser pais, avós ou membros convidados da comunidade.
A iniciativa Contos d’Ouro decorre nas manhãs de todas as terças e quintas-feiras, durante o período escolar, nas instalações da Biblioteca de Lamego, situadas na rua de Almacave. As escolas devem efetuar a sua inscrição prévia através do email biblioteca@cm-lamego.pt ou pelo telefone 254 614 013.
Sem comentários:
Enviar um comentário