Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa em Meijinhos

Páscoa em Meijinhos









Hoje é sexta feira santa, dia de preparação da Páscoa.
Para além de se não poder comer carne, quase todos fazem o bolo podre, as bolas de bacalhau,sardinha, enchidos ou de carne de vinha-dalhos,quase todos fazem hoje porque não se trabalha.
Começam a chegar os familiares de Lisboa e porto, onde estão a viver a maior parte das pessoas de Meijinhos, para além dos que estão Emigrados na Suiça que é o meu caso.
Mas nós por motivos de distância e de trabalho nem sempre é possivél ir passar a Páscoa à nossa querida terra com os nossos queridos familiares ( que saudades ).
Então começam as limpezas e a decoração das casas que estão fechadas e em todas em geral e nas ruas também, para que Domingo ao fim da Santa Missa, o senhora vá visitar as casas de todos os habitantes de Meijinhos.
Visita Pascal: é o Senhor Padre, o Sacristão com a Cruz, o do rol para o Senhor Padre, o da campainha e o da água Benta.
Fim da Santa Missa, começam os sinos a tocar, os foguetes a rebentarem, sinal que o Senhor já anda fora na visita Pascal.
Vem aí o Senhor, todos os da família reunidos em volta da mesa, esta bem recheada de doçarias e bebidas e claro os envelopes para o Senhor Padre e para o Sacristão.
O Senhor Padre, começa por benzer a casa e a familia, enquanto o Sacristão dá o Senhor a beijar, do chefe de família ao membro mais novo da família.
Depois de desejar uma feliz Páscoa e uma curta conversa do Senhor Padre, petisca-se alguma coisa e bebe-se um pouquinho porque o dia é longo e cheio de coisas boas, onde todos querem que se petisque, o Senhor Padre despede-se com a promessa de voltar no próximo ano com o Senhor de novo, e parte de seguida para a próxima casa enquanto os sinos tocam e os foguetes a rebentarem.
Grande dia de festa, com a famílias todas reunidas, lindo, muito lindo.
É tempo do almoço, o cabrito,l eitão, borrego, frango ou outras carnes assadas no forno a lenha como manda a tradição, (umm que delicia ).
Continua a festa com o tradicional toque dos sinos enquanto o Senhor andar fora, cada um vai dar o seu concerto de música nos sinos da torre da Igreja paroquial de Meijinhos, hoje Monumento Nacional, isto alonga-se por a tarde toda, e assim se festeja a Páscoa em Meijinhos.
Chega a noite, tempo das famílias regressarem para a sua região onde vivem, Lisboa e porto, onde levam consigo as iguarias da nossa região, como por exemplo, bolo podre, biscoito da Teixeira, bolinhas de Lamego, vinho da casa, fumeiros e não podendo esquecer o tão conhecido e gostoso presunto, levando tudo isto para os próximos dias ainda poderem saborear das coisas boas da terra.
Dia seguinte, volta tudo ao normal, tratando das beçadas e das sementeiras, para que tenham o sustento da família para todo o ano.
Por tudo isto, estão todos convidados a visitar Meijinhos, uma Freguesia muito pequena, mas cheia de beleza e de tradições e onde todos gostam de voltar sempre que podem.

Resta-me desejar a todos uma Feliz e santa Páscoa para todos com um grande abraço cheio de saúdades das nossas gentes e da nossa terra, saude para todos.
João

Sem comentários:

Enviar um comentário