Introdução
Pode-se afirmar que o hábito de recorrer às virtudes terapêuticas de certos vegetais se trata de uma das primeiras manifestações do antiquíssimo esforço do homem para compreender e utilizar a Natureza derivado de uma das suas mais antigas preocupações: a originada pela doença e do sofrimento resultante.
É, de facto, admirável que, em todos os continentes, todas as civilizações tenham desenvolvido, a par da domesticação e da cultura das plantas para extracção de alimento, a pesquisa das suas virtudes curativas e que este conjunto de conhecimentos tenha subsistido durante milénios, aprofundando-se e diversificando-se, até aos nossos dias.
Este site, que foi construído no âmbito de uma acção de formação, tem apenas a pretensão de fornecer algumas receitas simples, utilizando plantas medicinais encontradas facilmente em qualquer ervanária, nos ingredientes culinários ou nos nossos jardins, para resolver pequenos problemas do nosso dia-a-dia, como, por exemplo, constipações, queda de cabelo, insónias, etc....
Definições
As tisanas são obtidas a partir de água e podem ser de três tipos:
Infusão - prepara-se colocando água a ferver sobre as partes vegetais seleccionadas da planta (geralmente folhas e/ou flores). Deixam-se as plantas dentro da água fervente cerca de 10 a 15 minutos ou conforme a receita e, de seguida, passa-se o líquido pelo filtro.
Decocção - as partes vegetais seleccionada são colocadas em água fria num recipiente fechado que, de seguida, se aquece até o líquido entrar em ebulição, deixando-o ferver alguns minutos (conforme a receita). Por fim filtra-se.
Maceração - é uma preparação líquida que requer uma imersão longa. As partes vegetais seleccionadas são colocadas em água fria num recipiente que é depois tampado e deixado a repousar em local fresco (mas não no frigorífico) durante uma noite ou dia ou mesmo semanas (conforme a receita), sendo, no fim, filtrada. A maceração pode também ser feita com vinho, álcool ou óleo.
Curiosidades
Simbolismo de algumas plantas do nosso jardim - cada planta tem um simbolismo que lhe foi atríbuido há milhares de anos. Eis alguns deles:
Açúcena - saudade
Alecrim - ciúme
Macieira - amor
Endro -preguiça
Hortelã - crueldade
Papoila - justiça
Linho - santidade
Hera - ambição
Oliveira - paz
Lírio - pureza
Manjerona - prazer
Videira - alegria
Jacinto - sabedoria
Joio - inveja
Olaia - traição
Nogueira - virtude
Azinheira - tristeza
Romãzeira - perfeição
Carvalho - fortaleza
Receitas
Eis algumas receitas de beleza e de saúde fruto da sabedoria popular e da pesquisa e recolha em livros, jornais e revistas.
Amaciador Natural para o cabelo - esta máscara é aplicada antes da lavagem e confere maciez ao cabelo.
Ingredientes - 1 iogurte natural
Retire o iogurte do frigorífico uns 10 minutos antes de ser utilizado. Espalhe o iogurte sobre o cabelo seco, massajando o couro cabeludo para que ele fique bem entranhado. Envolva a cabeça com uma toalha e espera-se 15 minutos. De seguida lave o cabelo normalmente tendo o cuidado de retirar todos vestígios do iogurte do cabelo.
Tónico balsâmico para o cabelo - esta infusão aplicada depois da lavagem permite ter um cabelo brilhante e com mais volume.
Ingredientes - 1 colher de sopa de plantas seleccionadas adequadas a cada tipo de cabelo ( ver em baixo ), 1 litro de água, 1 colher de sopa de vinagre de cidra ou de sumo de limão.
Coloque um litro de água a aquecer num recipiente de inox ou de esmalte e quando levantar fervura adicione acolher de plantas, deixando ferver, em lume brando, durante aproximadamente 15 minutos. Deixe arrefecer e, de seguida, filtre adicionando uma colher de vinagre de cidra ou de sumo de limão. Guarde num frasco e utilize misturando com a água da última lavagem do cabelo tendo o cuidado de, ao aplicar, massajar bem o couro cabeludo para entranhar.
Lista de plantas para cada tipo de cabelo:
Cabelos secos - salsa (ramos), salva (folhas), urtiga (folhas), malvaísca.
Cabelos oleosos - alfazema (flores), calêndula (flores), Rosmaninho (flores), Hortelã (folhas).
Cabelos com caspa - camomila (flores), rosmaninho (flores), salsa (ramos), tomilho (flores).
Para tonificar o cabelo - calêndula (flores), rosmaninho (flores), salsa (ramos), agrião (folhas), salva (folhas).
Loção para remover a maquilhagem - as duas receitas que se seguem podem ser aplicadas para todo o tipo de peles com a ajuda de algodão em rama.
Infusão de calêndula
Ingredientes - 50 g de flores de calêndula, um litro de água.
Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as flores de calêndula. Deixe infundir, ou seja ferver durante 15 minutos. Coe e utilize.
Leite de pepino
Ingredientes - 400 g de pepino cortado em pedaços com casca, um litro de água, 30 g de óleo de amêndoas doces.
Coloque o pepino num recipiente de inox ou de esmalte que contenha um litro de água e leve à ebulição deixando, de seguida, ferver durante 15 minutos. Reduza com a ajuda da varinha mágica até ficar polpa e adicione 30 g de óleo de amêndoas doces.
Infusão para esbater as rugas - deve utilizar-se esta infusão embebendo nela gazes (compressas) que se aplicam todas as noites, durante alguns minutos, sobre o rosto e pescoço limpos.
Ingredientes - 60 g de pétalas de papoila, um litro de água.
Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as pétalas de papoila. Deixe infundir durante 10 minutos coando de seguida.
Banho de imersão para relaxar - este banho de imersão é preparado utilizando uma infusão concentrada de plantas seleccionadas que depois é adicionada à água quente contida na banheira. A temperatura do banho nunca deve ser superior a 32ºC.
Ingredientes - 500 g (para um adulto) ou 250 g (para uma criança)de folhas de erva-cidreira, de folhas de malva, de flores de tília e a planta inteira de valeriana, três a quatro litros de água.
Aqueça três ou quatro litros de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as plantas seleccionadas. Deixe infundir, ou seja ferver durante 15 minutos. Filtre e adicione `agua do banho.
Infusão para a cistite (inflamação dolorosa da bexiga) -esta infusão deve ser bebida duas a três vezes por dia.
Ingredientes - 40 g de flores de alteia, um litro de água.
Prepare a infusão aquecendo até à ebulição um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte. Adicione, nesse momento, as flores e deixe ferver 10 minutos. Coe e beba.
Decocção para a constipação, dores de garganta e tosse - esta decocção deve ser bebida morna três vezes ao dia enquanto os sintomas se mantiverem.
Ingredientes - um litro de água, um limão, cascas secas de cebola, mel ou açúcar a gosto.
Coloque um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte juntamente com o limão cortado em quartos e as cascas de cebola. Deixe ferver,em lume médio, até cozer o limão e depois filtre. Quando beber adoce com mel ou açúcar a gosto.
Infusão para descongestionamento das vias respiratórias - devem ser inalados (tanto com o nariz como com a boca) os vapores libertados por esta infusão antes de deitar. Utilizar,se necessário uma toalha a cobrir a cabeça, quando está debruçado sobre a infusão, para concentrar os vapores e obter melhores efeitos
Ingredientes - 4 folhas de ramos novos de eucalipto, um litro de água.
Prepare a infusão aquecendo até à ebulição um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte. Adicione, nesse momento, as folhas de eucalipto e deixe ferver 10 minutos.
Infusão para a garganta inflamada e/ou rouquidão - esta infusão deve ser utilizada morna para gargarejar.
Ingredientes - uma colher de sopa de mel, um quarto de um litro de água.
Coloque a água num recipiente de inox ou de esmalte e leve a ferver. Nesse momento adicione a colher de mel e deixe ferver, em lume brando,durante alguns minutos. Gargareje com este líquido morno.
Infusão para a hipotensão arterial ("tensão baixa") - esta infusão deve ser tomada na quantidade de duas colheres de sopa cinco vezes ao dia e aumentar a dose sem nunca ultrapassar as vinte colheres por dia. Atenção, quando a pessoa que é hipotensa está a ser medicada para este problema de saúde não deve tomar esta infusão.
Ingredientes - 20 g de ramos de giesta, um litro de água.
Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione os ramos de giesta. Deixe ferver durante 10 minutos. Coe e beba.
Infusão para a hipertensão arterial ( "tensão alta") - esta infusão deve ser bebida três vezes ao dia e, atenção, quando a pessoa que é hipertensa está a ser medicada para este problema de saúde não deve tomar esta infusão.
Ingredientes - 30 g de folhas de oliveira, um litro de água.
Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as folhas de oliveira. Deixe infundir, ou seja ferver durante 10 minutos. Coe e beba.
Decocção e infusões para a insónia - as infusões e a decocção que se seguem possuem o mesmo efeito devem ser tomadas ao deitar.
Infusão de alecrim
Ingredientes - 20 g de alecrim, um litro de água.
Leve a ferver um litro de água num recipiente (de inox ou de esmalte) . Adicione o alecrim e deixe infundir, ou seja ferver durante 10 minutos. Filtre e beba uma chávena.
Decocção de alface
Ingredientes - 30 g de folhas de alface, um litro de água.
Coloque a alface num recipiente de inox ou de esmalte que contenha um litro de água e leve à ebulição deixando, de seguida, ferver durante 5 minutos. Coe e beba uma chávena.
Infusão de loureiro
Ingredientes - 15 g de folhas de loureiro, um litro de água
Leve a ferver um litro de água num recipiente (de inox ou de esmalte) . Adicione as folhas de loureiro e deixe infundir durante 10 minutos. Filtre e beba uma chávena.
Infusão para a pedra nos rins - esta infusão deve ser bebida pelo menos uma vez por dia.
Ingredientes - 20 a 30 g de rama de cenoura, um litro de água
Ponha a rama de cenoura num litro de água fervente (num reciente de inox ou de esmalte) e deixe infundir durante 10 minutos. Coe e beba.
Compressa para queimaduras - esta "compressa" vegetal deve ser colocada em cima da queimadura e deve ser renovada quando estiver seca.
Ingredientes - azeite, folhas de couve.
Embeba uma face de uma folha de couve em azeite e coloque em cima da queimadura. Não esquecer de renovar, por uma folha nova também embebida em azeite, quando estiver seca.
Infusões para o sistema nervoso como calmante e relaxante - estas infusões possuem todas o mesmo efeito.
Infusão de tília
Ingredientes - 30 g de flores de tília, um litro de água.
Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as flores de tília. Deixe infundir, ou seja ferver durante 5 minutos. Coe e beba uma chávena muito quente.
Infusão de camomila
Ingredientes - 30 g de flores de camomila, um litro de água.
Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as flores de camomila. Deixe infundir, ou seja ferver durante 10 minutos. Coe e beba uma chávena muito quente.
Infusão de cidreira
Ingredientes - 30 g de folhas de erva-cidreira, um litro de água.
Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as folhas de erva-cidreira. Deixe infundir, ou seja ferver durante 5 minutos. Coe e beba.
Sem comentários:
Enviar um comentário