As moradoras do bairro de habitação social da Quinta de Santo António estão melhor informadas sobre questões ligadas à sexualidade e ao planeamento familiar, após terem integrado uma ação de sensibilização subordinada a estas temáticas, promovida pela Câmara Municipal de Lamego, através da sua Divisão de Ação Social. Ministrada pelo enfermeiro João Barreira, do Centro de Saúde de Lamego, pela psicóloga Andrea Fonseca e pela técnica de serviço social Ana Botelho, a iniciativa ocorrida a 23 de abril propôs-se esclarecer todas as dúvidas sobre esta matéria.
Desde outubro de 2011, a autarquia de Lamego tem desenvolvido diversas ações de sensibilização que decorrem nas próprias habitações tendo como destinatários os residentes daquele bairro, ocupado por 43 famílias carenciadas. Este plano visa “dotar e potencializar os moradores de instrumentos valorativos de competências pessoais, de modo a contribuir para a integração e interação social de todos os habitantes. As ações têm um carácter educativo, cultural, recreativo e social”.
Para além do acompanhamento social efetuado pelos técnicos da Câmara Municipal de Lamego, a intervenção na habitação social tem passado pelo desenvolvimento de outras realizações para auxiliar aquelas pessoas na adaptação às novas condições de vida e à adequada organização e apropriação do novo bairro da Quinta de Santo António. Esta intervenção tem produzido resultados positivos ao nível da eliminação de fatores de conflito entre vizinhos, a criação de atitudes de respeito e preservação do espaço habitado, estimulando os moradores para a correta utilização dos fogos e zonas comuns, e a promoção plena da cidadania de cada individuo. Além destes benefícios, ajuda ainda a combater a solidão e o isolamento, sobretudo de idosos, e promove a sociabilidade e a criação de laços comunitários.
Em breve, novas ações de sensibilização vão ter como destinatário a Quinta de Santo António.
Sem comentários:
Enviar um comentário