A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego realizou no dia 21 de abril um workshop subordinado ao tema "Etnia cigana - modus vivendi". Esta atividade está inserida no plano de ação que procura desenvolver ativamente a sua parceria no projeto europeu OUR STRATEGY`20. Este projeto comunitário engloba doze entidades parceiras europeias de diversos países comunitários e, com este workshop pretendeu-se dar uma perspetiva real sobre as comunidades ciganas existentes nos concelhos de Lamego e Peso da Régua, procurando, desta forma, partilhar projetos de sucesso desenvolvidos pelos dois municípios.
Este workshop contou com a colaboração ativa dos alunos dos 3º e 1º ano do curso de Serviço Social da ESTGL, que prepararam diversa informação sobre a etnia.
Além dos alunos e professores, possibilitou a partilha de experiências, num contexto de aprendizagem contínua. Nesse sentido, foram apresentados diversos projetos desenvolvidos pelos Municípios na Quinta de Santo António (Lamego) e no Projeto Alagoas (Peso da Régua).
A sessão foi presidida pelo presidente da ESTGL, Álvaro Bonito, e pela vereadora da Ação Social, Educação e Cultura, da C. M. de Lamego, Marina Valle. O primeiro painel contou com a presença das assistentes sociais da autarquia, Ana Botelho; da Câmara Municipal de Peso da Régua, Ana Mendes; e da Santa Casa da Misericórdia de Peso da Régua, Maria José Costa.
No segundo painel, participaram os Mediadores municipais de ambas as comunidades, Joaquim Cardoso e Norton Cardoso, que muito enriqueceram o debate pela sua perspetiva e conhecimento in loco das comunidades.
No workshop participou ainda um grupo de dança gipsy, constituído no âmbito do Projeto Alagoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário