Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

sábado, 3 de setembro de 2011

Notícias da Autarquia de Lamego


Volta do Voluntariado chega à cidade de Lamego

cidade de Lamego vai acolher de 6 a 8 de Setembro a Volta do Voluntariado, uma iniciativa nacional que celebra o Ano Europeu do Voluntariado (AEV) que está a decorrer nos principais distritos portugueses.

O início da passagem da Volta pela cidade de Lamego está agendado para o dia 6 de Setembro, pelas 10 horas, no Teatro Ribeiro Conceição, com a realização da conferência Oficina do Voluntariado: Da Teoria à Pratica. O encontro contará com a participação, na qualidade de oradores, de Artur Furtado (Representação da Comissão Europeia em Portugal), Elza Chambel (Presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado) e Francisco Lopes (Presidente da Câmara Municipal de Lamego). Ao longo do evento haverá também o testemunho de diversos voluntários.

O objectivo de todas as entidades é promover o debate sobre o tema, dando a conhecer diferentes instituições e oportunidades de voluntariado a nível local, regional, nacional e europeu. A Volta do Voluntariado divulgará ainda testemunhos de voluntários e estimulará comportamentos que incitem à responsabilização cívica dos jovens, sensibilizando e reconhecendo o valor do trabalho prestado pelo voluntário e a diferença do seu contributo para a sociedade.

A partir das 14h30, o stand dedicado ao Ano Europeu do Voluntariado, instalado na Av. Alfredo de Sousa, vai receber diversas actividades de voluntariado em diferentes domínios. O stand estará aberto ao longo daqueles três dias.
A passagem da Volta do Voluntariado por Lamego é organizada, em conjunto, pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, pelo Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, pela Comissão Nacional de Acompanhamento do AEV-2011 e pela Câmara Municipal, através do Centro de Informação Europe Direct, em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.


Inquietudes de José Manuel Rebelo apresentado nos Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Lamego continua a apoiar activamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de acções de divulgação de obras de autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sócio-cultural da nossa região.

Neste sentido, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi, a 27 de Agosto último, o palco escolhido para a apresentação pública do livro Inquietudes, da autoria de José Manuel Rebelo, perante uma assistência na sua maioria constituída por familiares e amigos.

Fernando Marado, prefaciador da primeira obra literária deste lamecense, argumentou que Inquietudes é um “manifesto de um mundo onde o sonho é fácil e a realidade é difícil; onde, por vezes, se torna necessário transformar a dor em movimento libertador, com a alquimia que distingue os poetas.” Ao seu lado, Manuela Vaquero, a quem também coube fazer a apresentação da obra durante esta sessão, sublinhou que este livro constitui a “evasão” de José Manuel Rebelo, “o seu renascimento para o Amor, para a Vida, que lhe vai surgindo aos olhos do seu coração e aos olhos do seu espírito como uma miragem que ele vislumbra e na qual se vai deixar enlear..”. Por último, Marina Valle, Vereadora com os pelouros da Educação, Acção Social e Cultural, enalteceu a coragem do autor por exprimir nestas páginas os seus sentimentos e os seus receios mais íntimos, incentivando-o a continuar no futuro o seu percurso literário.

Secretário de Estado da Economia preside à abertura das Festas dos Remédios

O acto de abertura da edição deste ano das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, cuja grandiosidade e reputação continuam a fazer dela a maior Romaria de Portugal, foi presidido pelo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques, ao qual se juntaram milhares de lamecenses e visitantes ávidos por participar numa programação de excepcional valor. Logo na primeira noite destas festividades, 25 de Agosto, a “sala de visitas” da cidade de Lamego aqueceu com o espectáculo musical do grupo Anjos.

Até 9 de Setembro, ainda é possível assistir, gratuitamente, a um abundante conjunto de realizações populares que tornam este acontecimento verdadeiramente ímpar em Portugal, favorável à renovação do diálogo e do fervor religioso entre os crentes. Para além da componente religiosa do evento, o leque de iniciativas é bastante abrangente, contemplando as áreas desportiva, cultural, educativa e muitas outras.

Todos os anos, milhares de peregrinos percorrem os caminhos da Fé tendo como destino a cidade de Lamego em busca da religiosidade e da harmonia que ajudarão a enfrentar as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia. Da tradicional programação das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios destaca-se a Majestosa Procissão do Triunfo, na qual os andores armados sobre carros são puxados por juntas de bois, segundo uma tradição muito antiga, sancionada, em Abril de 1952, pela Sagrada Congregação dos Ritos.


Sem comentários:

Enviar um comentário