Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Noticias de Lamego

O Norte e o Douro na preferência dos “turistas”
Portugueses

O Norte e depois o Douro são as duas regiões mais atractivas para os turistas portugueses que vão para fora, cá dentro. A conclusão é de um estudo encomendado pelo Turismo de Portugal, que põe o Algarve em terceiro lugar e Lisboa em quinto, atrás do Porto.
A paisagem natural do Douro em particular e do Norte no seu conjunto é imbatível quando comparada com as restantes regiões do turismo do continente. Mas não é só por isso que são consideradas as mais atractivas pelos turistas nacionais. Somam-se a gastronomia (onde o Alentejo também tem boa nota), o património histórico (em que Porto e Lisboa também estão bem colocadas) e a simpatia das pessoas. Tudo junto faz com que o Norte, o Douro, o Algarve e o Porto sejam as quatro regiões mais atractivas do continente. Lisboa surge em quinto lugar.


Câmara de Lamego devolve gestão das Atividades
de Enriquecimento Curricular

foto

Autarquia lamecense diz ser «impossível continuar a suportar custos»

A Câmara Municipal de Lamego devolveu a responsabilidade da promoção das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) ao Ministério da Educação, justificando esta decisão com a “difícil realidade sócio-económica que o país atravessa e que se faz sentir no dia-a-dia deste Município”. Esta função será, já a partir do arranque do novo ano lectivo, assumida pelos agrupamentos de escolas

do concelho.

Embora o Município de Lamego encare a Educação como um factor primordial de desenvolvimento social, pessoal e humano, não era possível continuar a suportar um custo total de 431.729,87€, comparticipado pelo Ministério da Educação em apenas 264.337,50€. Francisco Lopes afirma que o diferencial que tem de ser suportado pela autarquia é “absolutamente insustentável no actual contexto económico”.

O processo de promoção das AEC transita agora para a condução do Agrupamento Vertical de Escolas de Lamego e do Agrupamento Vertical de Escolas da Sé, nomeadamente a contratação de docentes através da plataforma DGRHE. Para o ano lectivo 2011/12, está previsto que estas activida

des beneficiem quase 900 crianças da rede de escolas do 1º Ciclo do ensino público que deste modo vão continuar a ter acesso nas salas de aula às disciplinas de inglês, música e educação física.

Recorde-se que, a Câmara Municipal de Lamego planificou, promoveu e concretizou as AEC pela primeira vez em 2005/06, com a introdução da disciplina de Inglês, a partir do primeiro ano de escolaridade. Esta mais-valia pedagógica visou garantir a promoção da igualdade de oportunidades

das crianças. Só durante o último ano lectivo, foram contratados 41 professores para leccionarem as três disciplinas e 40 auxiliares a meio tempo. Francisco Lopes, presidente da autarquia, entende que o papel das AEC é “de extrema importância” na formação integral dos alunos e espera que estas actividades prossigam e que “no futuro possamos retomar a colaboração com o Mini

stério da Educação”.


Primeiro-Ministro e Ministro da Educação
em
Lamego no dia 12 de Setembro

O Primeiro-Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho e o Ministro da Educação, Dr. Nuno Crato, deslocam-se a Lamego, para na Escola Básica e Secundária da Sé procederem à abertura oficial do ano letivo 2011/2012.

Na recepção aos alunos, para além da presença dos dois governantes, marcarão igualmente presença o Diretor Regional de Educação do Norte e o Presidente da Câmara Municipal de Lamego.

A Direção do Agrupamento informa toda a comunidade escolar e educativa que o calendário de abertura do ano lectivo nos diferentes estabelecimentos de educação e ensino do Agrupamento de Escolas da Sé é o seguinte:

Sem comentários:

Enviar um comentário