Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Notícias da Autarquia de Lamego,21.10.2011

Geminação com Bouchemaine atrai jovens franceses no próximo verão


A distância de quase 1400 quilómetros que separa a cidade de Lamego e a municipalidade francesa de Bouchemaine vai estreitar-se com a concretização de um acordo de geminação que promoverá o intercâmbio de ideias, experiências e soluções, dentro de uma perspetiva europeia. No âmbito da formalização desta aliança, uma delegação lamecense chefiada por Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal, efetuou uma visita de trabalho, de 10 a 14 de outubro, ao município de Bouchemaine e à região do Vale do Loire, património mundial da UNESCO. O primeiro passo concreto para o aprofundamento desta nova relação será dado já no próximo verão com o acolhimento em Lamego de jovens franceses que participarão em atividades desportivas e culturais.

O estabelecimento de um acordo formal que unirá o destino dos dois municípios será concretizado até ao final do ano, após a aprovação dos respetivos órgãos autárquicos. Francisco Lopes e Anne-Sophie Hocquet de Lajartre, a sua homóloga francesa, justificam esta aproximação com a existência de vários elementos em comum nos seus territórios: Lamego e Bouchemaine são banhados por um grande rio (Douro e Loire), a cultura do vinho domina grande parte da sua paisagem natural e, não menos importante, as regiões do Douro e do Loire estão inscritas na lista do património mundial da UNESCO como paisagem cultural viva a preservar.

Para o futuro, os autarcas elegem o desenvolvimento de projetos comuns nas áreas do turismo, cultura, juventude, educação e desporto como prioritários para construir uma relação duradoira, tendo como pano de fundo a cooperação europeia. “Acredito que a nossa ligação com o município de Bouchemaine será muito profícua a diversos níveis. Por exemplo, estou otimista que será possível construir parcerias entre instituições de ensino de Lamego e da região do Loire”, afirma Francisco Lopes. Anne-Sophie também sublinhou que “dentro do espírito de abertura da Europa, temos o sonho de desenvolver fortes laços que beneficiem a juventude, o desporto e a cultura dos dois municípios”. No âmbito da formalização desta parceria também foi decidida a constituição de um “comité de geminação” composto, em partes iguais, por representantes dos dois municípios, encarregado de animar e desenvolver a geminação. Curiosamente, esta ligação será o primeiro acordo formalizado pelas duas autarquias a este nível.

Para além do autarca, a comitiva oriunda da cidade de Lamego que se deslocou àquela região do noroeste de França foi constituída por Manuel Coutinho (vereador da autarquia), José Pinto (chefe de gabinete), Álvaro Bonito (Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego), Miguel Duarte (Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego) e Evaristo Cardoso (em representação da Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro). Durante a sua estadia, a delegação portuguesa teve a oportunidade de aprofundar o conhecimento da realidade local através do diálogo com representantes oficiais de diversas associações e instituições e a visita a produtores de vinho e a alguns dos mais emblemáticos monumentos históricos da região. Não faltou até a participação num jogo tradicional da região – la Boule de Fort – que exige muita concentração e que é praticado sobretudo pela população sénior.

Nascida junto à confluência dos rios Maine e Loire, Bouchemaine fica situada no noroeste da França, próxima do centro histórico de Angers, e é conhecida por oferecer a quem a visita amplos espaços naturais e o charme de uma paisagem rural arborizada. Tem neste momento cerca de 6 mil habitantes. Inserida na região de origem controlada “Savennières” é também afamada pelos seus vinhos brancos secos. Após 2003, este município foi incluído na área do Vale do Loire classificado como património mundial da UNESCO como “paisagem cultural, viva e evolutiva”, marcada pela cultura da vinha e do vinho e por um extraordinário património arquitectónico.

Sem comentários:

Enviar um comentário