Freguesia de Meijinhos, Pertence ao Conselho de Lamego e Distrito de Viseu, com 2,74 km² de área e cerca de 115 habitantes Densidade: 38,0 hab/km². Distaciada a cerca de dez quilómetros de Lamego.É uma aldeia muito antiga, e referenciada nas Inquirições de D. Afonso III em 1258 como reguengo.
Em Fevereiro,grande Festa de convivio. Festa em Honra do S.Brás, onde se tem sempre boa musica e porco assado para todos.VISITE.
Mensagem de Meijinhos
Aqui pode ouvir a Rádio Luso
domingo, 30 de outubro de 2011
Receitas para Domingo - 30 de Outubro 2011
Domingo - 30 de Outubro
Bacalhau Gratinado com Espinafres
Ingredientes
Para o molho branco
60 gr de margarina
60 gr de farinha de trigo
4 dl de leite quente
2 dl de natas
Confecção: Derreta em lume brando a margarina, junte a farinha e mexa deixe cozer, mas sem ganhar cor adicione o leite quente e as natas deixe ferver um pouco «convêm ficar um pouco espesso» Reserve num local quente.
Para o bacalhau
1 kg de bacalhau cozido e desfiado em lascas grossas «reserve a água onde cozeu o bacalhau»
200 gr de espinafres frescos
1 cebola grande
2 dente de alho
1 folha de louro
1dl azeite
600 gr de batata cortada em cubos
q.b de sal
q.b de molho inglês, pimenta, noz-moscada e mostarda
Confecção: Frite a batata e reserve. Faça um refogado com o azeite, o louro a cebola e o alhos picados. Adicione um pouco da água da cozedura do bacalhau e deixe ferver, adicione os espinafres e deixe cozer. Junte as batatas, o molho branco ao bacalhau. Envolva tudo muito bem, tempere com pimenta, noz-moscada, molho inglês, mostarda e sal se necessário. Levar ao forno bem quente para tostar um pouco por cima. Sirva com uma salada mista.
Frango na Púcara
Ingredientes:
um frango grande
200 gr de presunto
60 gr de margarina
meia dúzia dentes de alho
um cálice de aguardente
um cálice de vinho do Porto
um copo de vinho branco
salsa
sal
pimenta
azeite q.b.
meio litro de água
Confecção:
Corte o frango em bocados e tempere com os dentes de alho pisados com o sal. Coloque-o na púcara com o presunto cortado em tiras e adicione os restantes ingredientes. Leve ao lume até levantar fervura após o que, colocando a tampa na púcara, deverá levar ao forno.
Comece por limpar as moelas e lavá-las, depois corte-as se necessário mais pequenas.
Tempere-as com alho, sal, colorau e vinho branco, folha de louro e deixe-as estar 10/ 15m a tomar gosto.
FRITAS Ponha um pouco de azeite numa frigideira e coloque-as a fritar. Depois de fritas, junte a marinada onde elas estavam e estão prontas para servir.
ESTUFADAS Num tacho pique uma cebola, 1 dente de alho, polpa de tomate e leve a refogar em azeite. Quando o refogado alourar junte as moelas com a marinada e deixe refogar lentamente. Se precisar (acrescentado um pouco de água)
Bacalhau cremoso nem natas
Tipo de receita: Prato Principal
Número de doses: 4
Tempo de Preparação: 5 Minuto(s)
Tempo de Confecção/Cozedura: 25Minuto(s)
Dificuldade: Fácil
Ingredientes:
Hoje cá em casa é um dia duplamente especial.. É o meu aniversário de casamento e do P. e a minha mamã faz anos... Por isso um grande beijo para o meu marido e outro muito grande pa minha mamã. Que sejamos todos muito felizes.. Por isso cá fica esta receita que foi comida apenas por nós os 3 e estava deliciosa.Foi retirada do blog Meu docinho de leite e foi feita pela minha mamã.
1 embalagem de 400g de bacalhau desfiado, 1 cebola grande, 2 cenouras médias, 6 dentes de alho, 1 litro de leite, 1 pacote de batatas para fritar em cubos pequeninos (utilizou batatas caseiras cortadas em cubos), 2 colheres de farinha, coentros e queijo ralado para gratinar.
Preparação:
Comecei por cozer o bacalhau no litro de leite. Noutra panela fiz um refogado com a cebola picada, as cenouras raladas, os alhos e azeite. Deixei refogar bem. De seguida pus o bacalhau com um pouco do leite de cozer e deixei refogar um pouco mais. Depois envolvi a farinha e voltei a acrescentar um pouco do leite até formar um creme. Finalmente envolvi as batatas já fritas com este creme, com o resto do leite e com os coentros picadinhos. Pus num pirex e levei ao forno a gratinar com queijo ralado.
Tarte de Amêndoa com Ovos Moles
Ingredientes:
8 claras de ovos
500 g de miolo de amêndoa
500 g de açúcar
Para o recheio e decoração
ovos moles q.b.
amêndoa torrada q.b.
Confecção:
Rala-se a amêndoa com a pele, junta-se o açúcar e, depois, envolve-se as claras batidas em castelo. Divide-se esta massa por 3 formas de tarte, untadas com manteiga. Leva-se ao forno até alourarem e secarem. Desenformam-se e colocam-se umas sobre as outras, já barradas com ovos moles. Sirva decorada com amêndoa torrada.
Bolo de morango trufado da tatá
Tipo de receita:
Número de doses: 8
Tempo de Preparação: 40 Minuto(s)
Tempo de Confecção/Cozedura: 30Minuto(s)
Dificuldade: Fácil
Ingredientes:
massa
1/2 caixinha de morango 2 ovos 2 xícaras de trigo 1 xícara de leite 2 xícaras de açúcar 2 colheres de chá de fermento calda 1/2 caixinha de morango 1 xícara de açúcar 1 colher de chá de margarina
Preparação:
A base e a mesma do bolo de dois e de cenoura, primeiramente lave bem os morangos separe as claras das gemas, unte e enfarinhe a forma e ligue o forno, em seguida bata meia caixinha do morango, o leite, as gemas no liquidificador e reserve.
Em um outro recipiente ou batedeira, bata o açúcar com as claras, junte a mistura do liquidificador e vá acrescentando o trigo aos poucos, quando estiver tudo bem misturadinho e a massa homogênea acrescente o fermento, coloque na forma forrando primeiro o fundo com alguns morangos cortados em fatias e outros por cima da massa, leve ao forno médio, todo bolo que eu faço eu só costumo abrir o forno após 30min daí pra frente eu vou olhando até ele ficar douradinho, por via das dúvidas espete com um garfo se sair limpinho é que já ta bom!
da para ver aquele vermelhinho do morango que desce e cozinha dentro da massa
Espere esfriar solte as bordas com uma faca e desenforme
Calda: A calda foi a maninha que fez, mas não tem mistério, pique os morangos de uma fritadinha na margarina coloque o açúcar e mexa até ficar no ponto de calda. E voilà!
Ficou lindão! E gostoso
detalhe do recheio, que é o próprio morango que cozinhou dentro da massa
Comentários: Minha irmã achou uma delícia, o meu pai achou um pouco doce por conta da calda, então se quiser pode reduzir o açúcar da massa, meu marido achou que ficaria melhor gelado, então pode também ser servido gelado fica uma delícia. Eu coloquei morango batido na massa, mas não tem necessidade, foi porque meu pai trouxe uma caixinha pra mim la do Rio e metade veio espatifado... rs rs Pode então fazer a massa do bolo de dois substituindo as bananas pelo morango... Façam e me mandem um pedaço!
Sem comentários:
Enviar um comentário