Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Tradição da Noite de Consuada

 
 
 

Natal é Festa e Alegria!
É estarmos reunidos com a Familia á volta da mesa, é Felicidade.
As tradições Natalicias mantem-se, no dia 24 de Dezembro Dia da Consoada serve-se o Fiel Amigo (Bacalhau acompanhado com batatas e couves cozidas).
As Sobremesas vêm a seguir....

Os Fritinhos de Cenoura, as Filhoses de Abóbora, Pudim de Laranja, Filhós de Forma, o Bolo de Chocolate, nozes e figos, Bolo de Rei, a Torta de Citrinos....
Enquanto se espera pela meia-noite, para a entrega dos presentes, uns jogam dominó, e as crianças brincam e riem, uma Noite MARAVILHOSA! 

Um dos aspectos mais importante da véspera de Natal é a Consoada. No dia 24 de Dezembro é servida uma ceia especial depois da Missa do Galo e que é preparada geralmente durante todo o dia. Dela faz parte um prato de bacalhau, geralmente cozido com legumes, para simbolizar a abstinência que se deve preservar na véspera da celebração do Natal. No entanto, são também bastante populares os doces e sobremesas acompanhados com vinho verde ou tinto, dependendo do que é mais tradicional. Os pratos dependem grandemente das tradições locais, pois, por exemplo, no Minho é usual cozinhar também os Mexidos, espécie de açorda feita com pão e água e temperado com mel e Vinho do Porto.
De forte tradição são ainda as rabanadas, as azevias, as filhos de abóbora, ou as broas de mel. Outro ingrediente indispensável de qualquer celebração de Natal são os frutos secos o que é natural, uma vez que se colhem no Outono.
A celebração religiosa do Natal começa à meia-noite do dia 24 de Dezembro com a Missa do Galo. O objectivo é celebrar o nascimento de Jesus Cristo, que a Igreja Católica atribui a este dia. Os fiéis deslocam-se à Igreja para a cerimónia, voltando em seguida para casa onde comem a ceia e abrem os presentes. A designação de Missa do Galo deve-se à lenda que afirma que um galo cantou a essa hora para anunciar o nascimento de Jesus Cristo, o Menino Jesus.
O dia de Natal também encerra algumas tradições especiais. A família deve passar este dia reunida e partilhar uma refeição especial. O almoço ou jantar de Natal, que varia consoante as regiões do país e consoante as preferências das famílias é tradicionalmente cabrito assado. No entanto, os costumes estrangeiros, nomeadamente ingleses e norte-americanos impuseram o peru recheado. Outras justificações para a popularidade do perú referem-se ao baixo preço que esta carne possui em comparação com o cabrito. Os doces e sobremesas voltam a ter um papel de destaque nesta refeição.
Uma última tradição muito importante para o período de Natal é o Bolo Rei. Originalmente era um bolo especial que se destinava a celebrar o Dia de Reis, a 6 de Janeiro, data em que se supõe que os reis magos teriam chegado a Belém para oferecer presentes ao menino Jesus. O significado específico do bolo já deixou de ser associado ao dia de Reis unicamente, sendo consumido durante toda a época natalícia.
Dentro do bolo pode ser encontrado um pequeno presente (este presente actualmente foi proibido por uma questão de segurança, por causa das crianças) e uma fava, indicando o primeiro a sorte de quem o encontrou e o segundo a obrigação da compra do próximo bolo.
As origens desta tradição estão associadas a jogos que eram feitos para celebrar o dia de Reis e que variavam de lugar para lugar. Dessa tradição ficou apenas o bolo e nenhum dos rituais

***PUDIM de LARANJA***


INGREDIENTES:


* 10 Ovos Inteiros



* 5 Gemas


* 2 Chavenas (chá) sumo de Laranja


* 400 g de Açúcar


* Raspa de 1 Laranja



PREPARAÇÃO:


Mexem-se as gemas com os ovos inteiros, junta-se a casca e o 
sumo da laranja. Adiciona-se o açúcar mexendo bem com 
colher de pau. Numa forma caramelizada deita-se o preparado.
Coze em banho-maria em forno moderado +/- 45 minutos.
O Pudim deve descansar 10 minutos antes de desenformar.

BOM APETITEEEEEE!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário