Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Associação de Municípios Ribeirinhos do Douro reforça promoção turística


A Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD) está determinada em consolidar a estratégia de promoção turística deste território através do projeto transfronteiriço MarcaDuero, liderado pela Sociedade de Turismo, Comunicação e Promoção de Zamora. Com uma comparticipação financeira superior a 110 mil euros por parte deste agrupamento de municípios, o programa destina-se a promover a valorização, proteção e promoção do património histórico-natural e dos serviços associados aos rios, como elementos transfronteiriços de união do território com vista ao desenvolvimento de um turismo sustentável. Para alcançar este objetivo, já está a ser reformulada neste momento a rota do Douro e as suas sub-rotas, para além da organização de um arquivo fotográfico, a realização de filmes institucionais e a colocação de informação nas páginas de internet que têm despertado um elevado interesse.

Na última reunião da Comissão Executiva da AIMRD, realizada em Aranda de Duero (Burgos), em dezembro último, os autarcas portugueses e espanhóis também debateram a implementação da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET) que visa criar e desenvolver uma associação de organizações ao longo da fronteira luso-espanhola que permita a obtenção de sinergias, a troca de boas-práticas, a elaboração de análises prospetivas e garanta maior visibilidade da sua cooperação na Europa, de acordo com uma estratégia para a captação de financiamento comunitário entre 2014-2020. Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego e Presidente da AIMRD, considera que estas iniciativas permitirão que “não seja reduzida a atração de fundos vindos da União Europeia, em benefício do norte da Europa”. “É muito importante o trabalho que estamos a desenvolver, até porque a AIMRD é a única organização cuja ação incide sobre toda a região do Douro”.
Durante o encontro, os governantes debateram ainda a oportunidade da criação de um novo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) no Vale do Douro, um organismo que pretende ser “um elo de ligação” entre os concelhos ibéricos ribeirinhos desde Sória (Espanha), onde nasce o rio, até à sua foz no Porto. Favoráveis à constituição deste novo organismo, os autarcas decidiram no entanto aguardar pela revisão da regulamentação sobre as AECT por parte da Comissão Europeia que pretende clarificar, simplificar e melhorar a constituição e a implementação destes agrupamentos.
No final, todos os participantes na reunião da Comissão Executiva tiveram a oportunidade de visitar a Bodegas Portia, uma das propriedades vitivinícolas mais afamadas da região, com 160 hectares, situada no coração de Ribera del Duero, cuja adega modernista foi projetada pelo arquiteto Norman Foster.

Sem comentários:

Enviar um comentário