Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cantar as Janeiras: Levar a Música de Porta em Porta

Cantar as Janeiras, uma tradição que ainda perdura de norte a sul de Portugal, passando também pelas ilhas. No mês de janeiro entoam-se as vozes para dar as boas vindas ao novo ano e comemorar o Dia de Reis. Sabia que as Janeiras são uma tradição que se arrasta desde o tempo dos romanos? O mês de janeiro era considerado o mês do deus Jano, porteiro celestial. Invocava-se o seu nome, nesta altura do ano, como forma de afastar os maus espíritos. A tradição manteve-se, no entanto o cristianismo acrescentou-lhe autos pastoris que evocam o nascimento de Jesus Cristo e episódios com Ele relacionados. Entre no espírito da festa e não deixe morrer a tradição! 
  
Apelamos à sua imaginação para criar algumas quadras alusivas à época. Junte-se com um grupo de cantares da terra, amigos ou família e siga, de porta em porta, desejando um bom ano a todos os presentes. Agora que aqueceu a voz, aproveite para entrar, quando convidado, em casa do feliz contemplado pela "serenata" e aproveite para petiscar. Gostou da experiência?
Com o decorrer dos anos a tradição foi passando de geração em geração e os grupos são cada vez mais diversificados. Crianças, jovens e adultos reúnem-se numa só voz para dar continuidade a esta tradição ancestral. De norte a sul do país, passando pela ilhas pode assistir, no início do mês de janeiro, por vezes no dia de Reis, a estes momentos de convívio. Há quem se dirija de porta em porta, mas há também quem se reúna num determinado local para, a partir daí, dar início ao espetáculo.
Venha daí! A entrada é livre.As Janeiras são cantadas de porta em porta, apelando à solidariedade de cada um. No sotavento algarvio realizam-se diversos encontros de charolas, nome utilizado nesta região. Dos Açores, mais propriamente da ilha de São Miguel, também se ouvem os cânticos. No dia 6 de janeiro, o grupo de cantares da terra do Nordeste reúne-se para animar as ruas. Damos-lhe o mote, para que a tradição perdure e o mês de janeiro seja lembrado por todos como o mês dos cânticos, ou melhor, das Janeiras.
  
Vamos cantar as janeiras 
Vamos cantar as janeiras 
Por esses quintais adentro vamos 
Às raparigas solteiras

Vamos cantar orvalhadas 
Vamos cantar orvalhadas 
Por esses quintais adentro vamos 
Às raparigas casadas

Vira o vento e muda a sorte 
Vira o vento e muda a sorte 
Por aqueles olivais perdidos 
Foi-se embora o vento norte

Muita neve cai na serra 
Muita neve cai na serra 
Só se lembra dos caminhos velhos 
Quem tem saudades da terra

Quem tem a candeia acesa 
Quem tem a candeia acesa 
Rabanadas pão e vinho novo 
Matava a fome à pobreza

Já nos cansa esta lonjura 
Já nos cansa esta lonjura 
Só se lembra dos caminhos velhos 
Quem anda à noite à ventura



Um Ano Novo entrou
As Janeiras vamos cantar
Pedindo a vossa bondade
De quem nos queira ajudar.

Janeiras, lindas Janeiras,
Senhores vimos cantar
Boas Festas e alegria
Vos queremos desejar.

Que todos os Mirenses
Tenham muitas felicidades
Presentes e ausentes
De todas as idades.

Senhores não demoreis
Que é muito frio o luar,
Vinde-nos dar as Janeiras
Que nós temos de caminhar.

Boas noites meus senhores
Até p'ró ano que vem
Alegria e paz em Deus
E na Virgem, Sua Mãe.

Sem comentários:

Enviar um comentário