Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

José Carrapatoso é o novo Presidente da Assembleia Municipal de Lamego

José António Carrapatoso Oliveira é o novo Presidente da Assembleia Municipal de Lamego, sucedendo no cargo a José Mário Ferreira de Almeida, após a realização de eleições durante a sessão extraordinária deste órgão em dezembro último. Médico de profissão, José Carrapatoso já integrava a anterior Mesa da Assembleia, como primeiro secretário, assumindo agora a presidência: “Faço-o com muito amor e com muita garra e podem todos confiar que me esforçarei, com o melhor nível possível, na tarefa difícil e árdua de substituir o Dr. José Mário Ferreira de Almeida neste lugar”.
O anterior titular do cargo desempenhou estas funções durante seis anos, evocando motivos pessoais e familiares para interromper agora o segundo mandato. Na declaração de suspensão apresentada aos colegas eleitos, faz um balanço lúcido do trabalho desenvolvido: “Procurei sempre dignificar esta Assembleia, sabendo que o prestígio das instituições é o primeiro crédito da Democracia. Procurei respeitar e estimular a opinião plural de que se faz a vida democrática, favorecendo o debate, a mobilização de todos para discutir o que a todos diz respeito. Honra-nos o trabalho desenvolvido”. Ferreira de Almeida destaca ainda a colaboração leal com o Executivo liderado por Francisco Lopes, “sem deixarmos de cumprir, isento de subserviências, o papel que a lei nos exige de o fiscalizar. Temos as atas em dia. Promovemos debates importantes para o presente e o futuro do Concelho e da Cidade”.
Apesar deste balanço positivo, recorda “algumas insuficiências e omissões” por não ter sido capaz, por exemplo, de mobilizar mais os cidadãos para a participação em momentos relevantes da vida do Município e também porque a Assembleia não conseguiu “outras condições de trabalho”. Entre as lacunas que apresentou, merece-lhe especial atenção o facto de “não souber persuadir das virtudes do planeamento, fazendo ver que Lamego precisa de um quadro estratégico para o seu desenvolvimento para um período de, pelo menos, 10 anos”, bem como o facto de “não conseguir dar um contributo eficaz para que a revisão do PDM visse a luz do dia”. As suas últimas palavras foram para enaltecer o “impecável relacionamento” entre o Executivo e a Mesa da Assembleia e o seu presidente.
Na hora da despedida, Francisco Lopes deixou uma palavra de homenagem a José Mário Ferreira de Almeida, cujo empenho e dedicação dignificou a Assembleia Municipal de Lamego, enfatizando a sua “capacidade intelectual, os profundos conhecimentos jurídicos e a experiência governativa anterior” que engrandeceram durante seis anos o desempenho das competências atribuídas por lei a este órgão.

Sem comentários:

Enviar um comentário