Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Lamego: Núncio dá posse ao novo bispo


O núncio apostólico em Portugal, representante diplomático da Santa Sé, vai dar posse ao novo bispo de Lamego, D. António Couto, na missa que decorre este domingo na sé lamecense.
A celebração começa por ser presidida pelo administrador apostólico de Lamego e anterior bispo, D. Jacinto Botelho, que se vai despedir e apresentar as boas vindas ao sucessor, revela o site diocesano.
O núncio apostólico, D. Rino Passigato, lê seguidamente a bula de nomeação, e a partir desse momento D. António Couto passa a presidir à celebração e aos destinos da diocese localizada 400 km a norte de Lisboa.
Antes da missa D. António Couto vai ser recebido às 15h30 pelo seu antecessor e pelo presidente da autarquia, Francisco Lopes, no Seminário Maior de Lamego, seguindo-se o trajeto de automóvel dos dois prelados até ao adro da sé.
O novo bispo vai ser cumprimentado junto às portas da catedral pelo deão do Cabido e pároco da Sé, cónego Delfim de Almeida, que profere uma mensagem de boas vindas, seguida de um “breve discurso” do presidente da Câmara.
Após as intervenções a Banda Filarmónica de Lalim toca o Hino Pontifício e logo depois D. António Couto entra na catedral e dirige-se ao local onde está exposto o Santíssimo Sacramento, hóstia consagrada que para os católicos é Jesus Cristo.`
A procissão de entrada na missa, que começa às 16h00 nos claustros da catedral, sai pela lateral da sé e entra pela porta principal da igreja.
No final da celebração, que pode ser seguida por televisores colocados dentro e fora da sé, o novo bispo de Lamego cumprimenta os fiéis nos claustros, encaminhando-se a seguir para o Seminário Maior, onde janta com personalidades convidadas.
A tomada de posse de D. António Couto foi antecedida por uma vigília de oração realizada a 21 de janeiro na catedral, organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, e neste sábado o músico Rão Kyao atua no Centro Paroquial de Almacave.
D. António Couto, que preside à Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, disse que a sua “atenção será para com todos sem exceção, desde os doentes, as crianças, os idosos, os que vivem mais abandonados, que é aquilo que se pede a um pastor”.
“A minha ideia é mesmo pôr a Igreja de Lamego toda em movimento, isto é, que cada pessoa tenha algo para fazer”, sublinhou, acrescentando que pretende “que todos aqueles que têm coração, mãos, vontade, inteligência e pés para andar se ponham a caminho para levar aos outros aquilo que está no Evangelho”.
D. António Couto foi nomeado pelo Papa Bento XVI para bispo de Lamego a 19 de novembro, substituindo D. Jacinto Botelho, que em 2010 apresentou a renúncia por ter atingido o limite de idade imposto pelo Direito Canónico (75 anos).

Sem comentários:

Enviar um comentário