Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Câmara e Diocese de Lamego criam parque de estacionamento



A cerimónia de lançamento e bênção da primeira pedra de construção do futuro Parque de Estacionamento de Almacave foi o último ato público em que participou D. Jacinto Botelho, enquanto administrador apostólico da Diocese de Lamego. Este momento foi vivido com saudosismo por alguns fiéis que quiseram estar junto de D. Jacinto na tarde do último domingo, o prelado que ao longo de doze anos esteve à frente de uma das dioceses mais antigas do país e que abrange mais de 220 paróquias.

Recorde-se que, após nomeação pelo Papa Bento XVI, D. António Couto é o novo Bispo de Lamego, estando a sua tomada de posse marcada para o próximo domingo, 29 de janeiro, na Sé Catedral de Lamego.

No discurso proferido após o descerramento da lápide colocada no local que perpetuará esta ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, enfatizou a “elevada estima e consideração” que sempre lhe mereceu D. Jacinto e a “compreensão e colaboração generosa e disponível” que orientaram as relações entre as duas instituições. Os méritos desta ligação também foram reconhecidos publicamente pelo prelado: “Quero testemunhar o agradecimento ao Presidente da Câmara Municipal pela colaboração leal e sincera, bem como pela preocupação em servir e valorizar as populações”.
Com capacidade para 66 lugares de estacionamento, a autarquia lançou o concurso público para a construção do futuro Parque de Estacionamento de Almacave pelo valor de 271.175.18€, cofinanciado em 85% pelo ON2, através da candidatura do Plano de Mobilidade Sustentável da Associação Douro Alliance - Eixo Urbano do Douro.
O novo equipamento ficará situado numa zona nevrálgica do centro da cidade, que se estende desde o limite dos jardins do Paço Episcopal até à Av. 5 de Outubro, junto da Messe de Sargentos do CTOE.
Capaz de atender às crescentes necessidades de estacionamento automóvel dos moradores e dos clientes dos estabelecimentos comerciais da zona envolvente, o futuro Parque de Estacionamento de Almacave nasce de uma paceria estabelecida há cerca de três anos entre a autarquia e a Diocese. Esta cede o espaço, cabendo à Câmara Municipal a construção do parque, cujos lugares de parqueamento serão gratuitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário