Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vitória folgada da seleção de andebol anima cidade de Lamego



Perante o apoio entusiasta de dois mil adeptos que encheram por completo o novo Centro Multiusos de Lamego, a seleção nacional iniciou da melhor forma a fase de qualificação para o playoff de acesso ao Campeonato do Mundo de Andebol. Graças sobretudo a uma segunda parte bastante eficaz, Portugal confirmou o seu favoritismo ao vencer a Turquia por 35-22, mantendo intactas as esperanças de apuramento.
Apesar de ter estado sempre à frente no marcador, só na segunda parte a equipa comandada por Mats Olsson embalou definitivamente para o triunfo, devido a uma melhor eficácia na finalização e um melhor uso no banco. No final, até o selecionador nacional mostrou-se surpreendido com os números da vitória: “Não esperava uma diferença tão grande. Tinha expetativas, mas não de vencer por 13 golos”, confidenciou.
A seleção nacional iniciou assim da melhor forma a qualificação rumo ao Mundial em Espanha no moderno Centro Multiusos de Lamego, um recinto que se revelou um “talismã da sorte” para as suas legítimas aspirações. Durante a partida, lamecenses de todas as idades não pouparam esforços no apoio aos atletas portugueses, confirmando o elevado interesse que o andebol sempre despertou no concelho. O encontro terminou em delírio com a assistência a ovacionar de pé a conquista deste triunfo.
Antes do início do encontro, D. Jacinto Botelho, administrador apostólico da Diocese de Lamego, benzeu as novas instalações, oficialmente inauguradas com casa cheia. Visivelmente satisfeito com a apreciação positiva que os espetadores iam fazendo do recinto à medida que iam chegando, Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, afirmou que a realização do Portugal/ Turquia mostra que este pavilhão, que integra o Centro Multiusos de Lamego, um investimento de 15 milhões de euros, “está ao nível das melhores infraestruturas existentes no país para receber jogos de alta-competição e também mostra que a cidade de Lamego estava ávida por receber importantes eventos com larga projeção mediática”. A construção do novo Centro Multiusos faz parte de uma ambiciosa intervenção de regeneração urbana que também abrangerá a renovação do Largo da Feira e a requalificação das avenidas Dr. Alfredo de Sousa e Visconde Guedes Teixeira.
A poucos minutos do arranque do jogo, Henrique Torrinha, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, confessou sentir “orgulho por estar num local com estas condições que vem demonstrar que se podem fazer grandes coisas em sítios pequenos. Isto é importantíssimo para este grupo de jovens”. Opinião partilhada pelo Presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada: “Foi um evento de grande importância para o desenvolvimento do andebol. Quero agradecer à Câmara Municipal de Lamego pelo facto de ter aceitado a nossa parceria e por ter desenvolvido todos os esforços para encher este pavilhão e promover a prática da modalidade a nível local”.
Na preparação para este embate, a seleção lusa permaneceu quatro dias na cidade de Lamego, uma estadia aproveitada para realizar treinos abertos ao público e fazer visitas a diversos estabelecimentos de ensino com o objetivo de despertar o gosto pelo andebol entre a comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário