Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Senhora da Piedade em Meijinhos


Dia 16 de Abril 2012
Hoje é segunda feira, uma semana depois da Páscoa.
Em Meijinhos é dia Santo, porque é dia da Senhora da Píedade, Padroeira de Meijinhos, é festejada sempre uma semana depois da Páscoa e sempre numa segunda feira.
Por a manhâ, haverá Missa com Sermão por o Senhor Padre da Freguesia, e ao fim da Missa a Procissão que vai percorrer as ruas da Freguesia se o tempo estiver bom.
Toca-se os sinos e estoura-se alguns foguetes que sobraram da Páscoa ou do S.Bras e é assim que se celébra a festa, esta não se festeja tanto como a festa do S.Brás por ser a seguir á Páscoa e ser um dia de trabalho, e as gentes de Lisboa e Porto não se poderem deslocar duas vezes no espaço de uma semana, então é festeja só por os habitantes da Freguesia.
Este dia é guardado com um dia Santo, o que quer dizer não se trabalha e se festeja religiosamente.

Aqui deixo um pequeno apanhado da vida desta Nossa Senhora da Píedade.

Nossa Senhora da Piedade é aquela que recebendo o Divino Filho em seus braços, depois de sua morte trágica na Cruz, levou-o com os fiéis discípulos e piedosas mulheres até o sepulcro. Foi sempre um tema muito procurado pela arte cristã que encontra nos episódios da vida de Jesus e de sua Santíssima os motivos para edificação, mais ainda, porque nos sofrimentos, encontram os cristãos, um grande consolo, verificando que eles são próprios ao caminho da perfeição, e se Deus os teve, com sua Mãe, não é demais que os mortais os suportem.
Nossa Senhora das Dores (também chamada Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto, e invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdolens, ou Mater Dolorosa) é um dos plúrices títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário