Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Novo bispo toma posse em janeiro de 2012


  • Lamego: Novo bispo toma posse em Janeiro de 2012

D. António Couto é o novo bispo de Lamego. A nomeação acaba de ser anunciada pelo Vaticano. O até agora Bispo Auxiliar de Braga vai substituir no cargo D. Jacinto Botelho, que resignou por limite de idade.

Ouvido, D. António Couto acolhe esta nomeação do Papa com naturalidade, não foi uma surpresa. Vai exercer esta missão com “alegria, sensibilidade e paixão”.

O novo bispo acrescenta que o caminho da diocese está traçado e tem um lema feliz centrado “na família e a Igreja nos caminhos da nova evangelização”.

D. António Couto tem 59 anos de idade e é natural de Vila Boa do Bispo, concelho de Marco de Canaveses.

Auxiliar de Braga desde 2007, na recente Assembleia Plenária dos Bispos foi reeleito presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.

Formado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma, é professor da Universidade Católica desde 1990.

Com um percurso ligado às missões exerceu vários cargos, um deles o de Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova. Em 2004, João Paulo II nomeou-o membro da Congregação para a Evangelização dos Povos.

D. Manuel Clemente, bispo do Porto, confessa que foi com muito agrado que recebeu a notícia desta nomeação.

“Com muito agrado, como já aqui há tempos olhei a sua nomeação episcopal. Porque o D. António Couto, para além das suas qualidades pessoais que são muitas, como pastor e como biblista e como divulgador sério dos ensinamentos bíblicos e com uma grande capacidade de comunicação, sendo que um bispo é antes de mais um evangelizador, ele traz para a Igreja de Portugal e agora à Igreja que lhe foi directamente confiada, a sua disponibilidade missionária, que é fundamental”, considera.

Autor de vários livros, D. António Couto, é também uma presença habitual na Internet, no site boanova.pt, onde apresenta reflexões pessoais e estudos sobre a Bíblia.

O bispo emérito de Lamego, D. Jacinto Botelho, saudou hoje a escolha de D. António Couto como seu sucessor à frente da diocese, anunciando a tomada de posse para o dia 29 de janeiro de 2012.

“Trata-se de um bispo de reconhecida cultura e competência teológica, nomeadamente no campo da Sagrada Escritura, que até ao momento tem sido professor na Faculdade de Teologia do Porto da Universidade Católica”.

D. Jacinto Botelho agradece a “confiança” dos Papas João Paulo II e Bento XVI e a “vivência de fraternidade com os irmãos no episcopado”, para além da “comunhão e docilidade do presbitério” e “a amizade, carinho, e dedicação” dos leigos.

“Penaliza-me a debilidade e imperfeição da minha resposta e do meu serviço que, confiando na misericórdia de Deus, Ele me perdoará, e vós também sabeis desculpar, como tão generosamente tendes manifestado”, acrescenta, dirigindo-se aos católicos de Lamego.

Sobre o seu sucessor, D. Jacinto Botelho destaca ainda que “foi eleito na última assembleia da Conferência Episcopal para presidir à Comissão agora reestruturada com o pelouro da Missão e Nova Evangelização”.

“Cabe-lhe por isso a responsabilidade de coordenar toda a movimentação em que a Igreja de Portugal se encontra empenhada na linha da Nova Evangelização, o que é uma mais-valia para a nossa diocese”, conclui.

D. António Couto, até agora auxiliar de Braga, de 59 anos, substitui D. Jacinto Botelho, bispo de Lamego desde o ano 2000, que apresentara a sua renúncia ao Papa por ter atingido o limite de idade imposto pelo direito canónico (75 anos), em 2010.

“A arquidiocese de Braga mostra-se profundamente grata pela acção pastoral desenvolvida pelo bispo auxiliar”, pode ler-se numa nota publicada no site diocesano.

Com uma população de 144 mil pessoas e mais de 143 mil católicos, a diocese de Lamego, no distrito de Viseu, conta com mais de 220 paróquias e tem uma história que remonta ao século VI.

Sem comentários:

Enviar um comentário