Mensagem de Meijinhos

widgeo.net
Aqui pode ouvir a Rádio Luso

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

História para 20.08.2012


DOIS VIGARISTAS


Vivia na rua mais pobre e mais sombria de uma cidade
da Ásia um homem chamado Zahil, que era muito
preguiçoso. Ela e a mulher, não menos amiga de pouco
fazer do que o marido, nunca se tinham disposto  a
aprender uma profissão ou, a bem dizer, a única profissão
que sabiam era a de pregar más partidas aos camponeses e
aos lavradores ricos, que passavam pela cidade. Tinham,
realmente, fama de vigaristas e não menor proveito.
Sucedia, às vezes, que Zahil e Samam, assim se
chamava a mulher, à falta de engenho ficavam com  a
barriga vazia.
Ora foi numa dessas ocasiões que nós os encontrámos,
no princípio desta história. Dizia a mulher:



– Não podemos continuar assim, Zahil. Ou tu inventas
uma grande partida, que nos traga muito dinheiro, ou
vamos começar a fazer como os outros, que chegam ao fim
do dia e têm com que encher o caldo da panela.
– E que fazem os outros? – perguntou Zahil, bocejando.
– Ora que fazem?! Fartam-se de trabalhar, pois então!
– Ui! Disso estás tu bem livre – e Zahil saltou da cama e
saiu sem dizer ao que ia.
Voltou, passado tempo, com uma gaiola. Dentro da
gaiola, no mesmo poleiro, vinham dois periquitos verdes,
iguaizinhos. A mulher zangou-se:
– Então tu andas a gastar o último dinheiro que temos
com luxos.
Zahil, com um ar misterioso, respondeu:
– E não é tudo. Vai ao mercado e compra umas galinhas
gordas, arroz e especiarias. Com elas faz uma boa tachada,
enquanto eu passo pelo largo da cidade. Quero convidar
alguns amigos e conhecidos para jantarem connosco.

Samam achou que o marido estava doido e disse-lho.
Então Zahil, rindo-se da maroteira que ia pregar, deu
algumas instruções em segredo à mulher e saiu para a rua,
com um dos periquitos no bolso do albornoz. O outro
passaroco ficou sem companhia, a protestar, no poleiro da
gaiola, o seu desamparo.
Na principal praça, onde se reuniam os mercadores mais
ricos da cidade, para tratarem dos seus negócios, Zahil
abordou um dos comerciantes e perguntou-lhe, sem
cerimónia:
– Quer vir jantar a minha casa?
O interpelado, que mal conhecia Zahil, estranhou  o
convite, mas o finório não lhe deu sequer tempo para

pensar e acrescentou:
– Se quiser, eu digo ao meu periquito para avisar a minha
mulher que temos mais um conviva – e mostrou  o
passarinho, preso na mão.
Outros mercadores, que isto tinham ouvido, acercaram-
-se, curiosos e divertidos. Um deles, em tom de chalaça,
quis saber se, realmente, o periquito era assim tão esperto.
– Imenso, senhor. Não fosse ele e estaria pobre. Muito
me ajuda o meu periquito, principalmente a fazer recados
– respondeu Zahil.
– Ah! Ah! Ah! – riram-se os que isto ouviram.
– Não acreditam? Pois convido-os a virem jantar
comigo. A minha mulher já deve ter chegado a casa, de
forma que eu vou dizer ao meu periquito para ir avisá-la de
que levo alguns amigos para o nosso jantar. Gostam de
galinha de caril com arroz?
Todos gostavam.


– Então, amigo, vai dizer à tua dona para preparar uma
grande tachada de galinha com arroz. Quando chegarmos,
quero tudo pronto. Vai! – e Zahil largou o periquito, que,
vendo-se, tão de súbito, em liberdade, voou para onde
muito bem quis.
Muito espantados ficaram os convidados, quando, ao
entrarem em casa de Zahil, viram a mesa posta como para
um banquete. Passava no ar um cheirinho a caril que
regalava...
– Sentem-se, por favor, ilustres senhores – disse-lhes a
mulher. – Se não tivesse vindo o periquito, a anunciar a
vossa chegada, creio bem que o jantar ainda estaria por
fazer.
De facto, na gaiola, lá estava um periquito verde...


Depois do jantar, um dos convidados, que era um rico
comerciante da província, gabou a refeição e a inteligência
do periquito.
– Dou-lhe cem moedas por ele – propôs.
– Nem por sombras – replicou Zahil. – Só o trabalho que
eu tive a educá-lo merece bem mil moedas.
– Aqui tem as mil moedas – atalhou o negociante.
E fez-se negócio.
Quando, no dia seguinte, o negociante chegou a casa, a
sua primeira preocupação foi a de perguntar à mulher se o
periquito lhe tinha dado o recado com o que ele queria para
o almoço.
– Qual recado? Qual periquito? – assustou-se a mulher.
– Os ares da cidade devem ter-te tirado o juízo.
– Tiraram mesmo – exclamou o pobre comerciante,
dando socos na sua própria cabeça.
Tinha compreendido a maroteira.


– Seu vigarista, devolva-me já as minhas mil moedas ou
mando-o prender – ameaçou o comerciante, entrando em
casa de Zahil. – O seu periquito era um pássaro vulgar,
como qualquer outro, e a prova está que fugiu em vez de se
desempenhar do recado que eu lhe ordenara.
– E que recado era esse? – perguntou, serenamente,
Zahil.
– Era o de ir à minha frente dizer à minha mulher que eu
queria carne guisada para o almoço.
– Sabia ele, porventura, onde era a vossa casa? Já lá
tinha estado convosco? – inquiriu Zahil, sem perder  a
calma.
O comerciante ficou atrapalhado. Realmente, como
podia o periquito saber onde ele morava se ninguém lho

dissera. E, pensando no seu esquecimento e pouca sorte, o
comerciante saiu da casa de Zahil, muito acabrunhado.
Esta história, que é um conto popular persa, parece
aplaudir os vigaristas e preguiçosos que vivem da
ingenuidade dos que não são vigaristas nem preguiçosos.
Mas trata-se apenas de uma história, de um bocadinho da
vida de um tal Zahil... Se chegássemos ao fim da história
da vida de Zahil, veriam como ela era triste.


FIM









Sem comentários:

Enviar um comentário